Alô, Gragoatá!

26 de junho de 2025

Reestruturação de ciclovias facilita locomoção em Niterói

A Prefeitura de Niterói concluiu em abril de 2025 a reestruturação de importantes ciclovias no município, ampliando a segurança e a integração dos ciclistas ao sistema de transporte urbano. A reformulação, que aconteceu entre os trechos da Rua Professor Plínio Leite até a praia do Gragoatá, facilita o deslocamento por diversas regiões da cidade e reforça a conexão entre modais, como as barcas e o terminal rodoviário João Goulart, proporcionando maior facilidade para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte ou para lazer.

Paralisação do bandejão da UFF evidencia crise orçamentária e ameaça a permanência estudantil

A suspensão parcial do funcionamento do restaurante universitário (RU), da universidade federal fluminense (UFF), é provocada pela paralisação dos servidores técnicos – administrativos iniciados pelo “SINTUFF e pela FASUBRA” (defensores da conciliação de classes e de um sindicato doméstico), que tem afetado muitos estudantes que dependem do bandejão para sobreviver, com alimentações acessíveis que garantem suas refeições diárias. Além de enfrentarem um futuro incerto de uma paralisação permanente que pode, por sua vez, prejudicar muitos alunos com dificuldade financeiras e trazer a insegurança quanto a continuidade na universidade. A mobilização dos servidores é essencial para a faculdade e o (RU) continuarem funcionando. Os funcionários reivindicam o reajuste salarial, reestruturação de carreira e recomposição do orçamento.

A Leitura Acadêmica Ganha Voz na UFF: “Livros Falados”, o projeto que transforma bibliografia acadêmica em áudio

Criado em 2023 por duas alunas do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto Livros Falados transforma textos acadêmicos em áudios gravados por estudantes. A iniciativa surgiu como alternativa para ampliar o acesso às bibliografias obrigatórias, especialmente para pessoas com deficiência visual, alunos que conciliam estudo e trabalho, e aqueles com dificuldade de concentração para leituras extensas.

CINE ARTE UFF: O CINEMA UNIVERSITÁRIO QUE RESISTE À MARGEM E AO TEMPO

Em meio à rotina movimentada de Icaraí, cercado por um jardim bem cuidado, com grama verde e palmeiras, está um dos mais significativos centros culturais de Niterói. Dentro dele, uma sala espaçosa, com poltronas estofadas organizadas em fileiras simétricas, iluminação suave e uma imensa tela branca cercada por caixas de som nas laterais. É o Cine Arte UFF, cinema de rua da Universidade Federal Fluminense que, há mais de cinco décadas, resiste como espaço de exibição autoral, formação crítica e acesso democrático à cultura. Em tempos de plataformas digitais e salas comerciais padronizadas, o que se projeta ali vai além das imagens: é a permanência do cinema como arte pública, política e universitária.

Hospital Veterinário da UFF realiza mais de 800 atendimentos por mês e oferece serviços especializados à população

Localizado no bairro Vital Brazil, em Niterói (RJ), o Hospital Universitário de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, em média, 850 atendimentos por mês, entre consultas clínicas, procedimentos cirúrgicos e exames complementares. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), e revelam a importância do hospital como equipamento público de saúde veterinária e espaço de formação acadêmica.

Um shape, quatro rodas e uma iniciativa admirável: a construção de sonhos nas pistas de skate niteroienses

Na Olimpíadas de 2021, quando o Skateboarding foi introduzido nos Jogos, os holofotes se viraram para o sucesso de Rayssa Leal, e, com isso, o esporte nascido nas ruas ganhou reconhecimento mundial, ensinando aos telespectadores sobre resiliência, amizade e perseverança, além de inspirar milhares de pessoas a gostar e querer praticar a modalidade. Entretanto, ter acesso ao skate não é fácil, os equipamentos são caros e o valor das aulas inacessíveis para grande parte da população. No município de Niterói, a realidade não é diferente, apesar de haver muitas pessoas com interesse em aprender a andar de skate, nem sempre conseguem pagar pelas aulas oferecidas na cidade.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo