Alô, Gragoatá!

Tudo que rolou na Supercopa 2023!

 O evento aconteceu entre os dias 02 e 05 de novembro e quatro atléticas da UFF estiveram presentes

Por Davi Esteves

Anúncio de campeão – Foto: Reprodução Instagram

A SuperCopa universitária, evento que proporciona jogos entre as universidades do Rio de Janeiro, ocorreu entre os dias 02 e 05 de novembro em Vassouras, município do Rio. O evento entregou muita competição, bastante integração e diversas atrações que marcaram presença nas festas como Sorriso Maroto, Valesca Popozuda e Teto. Na competição, as atléticas dos cursos de Finanças, Direito, Saúde e Engenharia estiveram presentes representando a Universidade Federal Fluminense.

A SuperCopa é dividida em três categorias: série principal, especial e destaque. Na série principal, a campeã geral foi a Educação Física da UFRJ, enquanto o prêmio de melhor torcida foi dado para a Engenharia UFRJ. Já na série especial, a campeã foi a Direito UFRJ e o prêmio de melhor torcida foi para a UniCarioca. Por último na série destaque, a melhor torcida foi a CEFET Ni e a campeã geral foi a FGV.

Alunos segurando taça de campeão geral – Foto: Instagram da Atlética

A Associação Atlética Acadêmica Pio Orlando, atlética de engenharia da UFF, coloriu Vassouras com o seu tradicional vermelho e branco. Os dragões da UFF, como são chamados os atletas e torcedores, fizeram festas lindas na torcida e desempenharam bem na competição. A atlética foi medalha de ouro nas seguintes modalidades: tênis de mesa masculino, basquete masculino e futsal feminino. A AAAPO ficou em quinto lugar na classificação geral da série principal.

Luan Kael, atleta e gerente de esporte da atlética, comentou sobre a competição e sua experiência: “É uma emoção que eu não consigo explicar, é um misto de sentimentos que só estando lá na arquibancada, só trabalhando no dia a dia da atlética pra saber como é. Infelizmente não saímos como queríamos, mas no semestre que vem estaremos mais fortes e mais preparados para o InterEng”.

Torcida – Foto: Instagram da Dragões

Fazendo sua estreia na competição, a Associação Atlética Unificada de Saúde UFF representou muito bem. Tendo o polvo como mascote, a torcida e atletas vestiram a camisa e fizeram história. Com torcedores fantásticos e fanáticos, sem nem falar dos jogadores que enfrentaram e passaram por cima da subestimação de muitos, a atlética conseguiu seu lugar no pódio. Sendo campeã no handebol feminino, além de mais duas medalhas de prata, a Saúde UFF ficou na segunda colocação geral na série destaque. O Presidente da atlética, Gabriel Soares, contou sobre o processo e como foi participar pela primeira vez:

“A atlética foi criada há mais ou menos 3 meses com o objetivo de realizar o sonho de participar da nossa primeira SuperCopa. Somos a unificação de 9 cursos da área da saúde com o objetivo principal de aumentar nosso nível competitivo e alcançar novos patamares. A emoção de competir representando o nosso querido polvo foi indescritível! Foi um misto de nervosismo, felicidade e realização por todos nós, quando vimos se tornando realidade o nosso humilde e confiante sonho. Os dias foram se passando, as vitórias foram vindo, e o sentimento de dever cumprido começou a surgir. No penúltimo dia estávamos em 5 semis, com chances de pódio no geral, algo surreal se analisar todas as adversidades até aquela viagem”.

Foto: Instagram da Saúde

Outras atlética que representou a UFF foi a AAACG, Associação Atlética Acadêmica Camillo Guerreiro. A atlética de direito representou com atletas bem-preparados e com uma torcida apaixonada que espalhou o laranja e preto por todo o município de Vassouras. Os uffanáticos, apelido dos torcedores, representaram muito e ficaram em quinto lugar na série especial, sendo campeões do futsal e handebol, ambos no feminino. Ítalo Muratori, torcedor da atlética Direito UFF, falou sobre sua experiência na SuperCopa:

“Minha experiência foi incrível, a sensação de torcer pela sua faculdade, fazer amigos, conhecer gente nova é muito legal. Acho que é uma experiência que todo mundo tinha que viver pelo menos uma vez. Tenho amigos que nem eram tão envolvidos com a faculdade e com as festas, mas adoraram os jogos e querem voltar de novo”.

Para finalizar, a AAAFU, Associação Atlética Acadêmica Finanças UFF, também foi representar a cidade niteroiense. Pintando Vassouras com seu azul, amarelo e branco, a atlética levou torcedores animados e que demonstraram muito apoio durante todos os jogos, além de atletas bem capacitados que fizeram um ótimo campeonato. Apesar de não terem ganhado nenhum ouro, a Finanças UFF ficou na quarta colocação da série principal com três medalhas de prata e duas de bronze.  

Para a SuperCopa do ano que vem, as atléticas vão com o objetivo de conseguirem melhores colocações e se prepararem melhor ainda para, se tudo der certo, conseguirem algum título geral ou melhor torcida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo