Por: Valcinei Alves

O BusUFF é um serviço de transporte gratuito ofertado pela Universidade Federal Fluminensepara estudantes. O transporte regular passa por todos os campi da universidade em Niterói. Possuindo duas rotas e tem horários regulares. A rota 1 é a rota 2. Uma faz o campi Valonguinho e passa pelos campi instalados entre os bairros do Centro, Gragoatá, Boa Viagem, Ingá e São Domingos (Rota 1).
Já o outro passa pelo Campus do Valonguinho e passa pelos campi situados nos bairros do Centro, Icaraí e Santa Rosa, onde estão instalados os campi da área de saúde (Rota 2).
O BusUFF foi criado para facilitar a mobilidade dos estudantes entre os campos. Em Niterói essas duas rotas rodam com um ônibus para a rota 1 e um para a rota 2. Sendo que são horários regulares que muitas vezes não podem contemplar com para ajudar todos. Pela quantidade de estudantes, um ônibus apenas é muito complicado e quase sempre está tumultuado e bastante cheio .
O tema da ampliação é justamente em ter mais ônibus para os estudantes terem um maior conforto. Pois estudantes frequentemente reclamam da superlotação.
O BusUFF não contempla todos os campos da UFF, no momento só o da cidade de Niterói. Seria muito importante se esse transporte estivesse em todos os campi. A UFF recentemente adquiriu novos ônibus fabricados pela Volkswagen, cada um com capacidade para 40 passageiros, carregadores de celular e assentos acessíveis. De acordo com o reitor, professor Antonio Claudio da Nóbrega, esses ônibus foram comprados para melhorar o transporte dos estudantes, especialmente os de baixa renda. Eles serão distribuídos entre as unidades da universidade: quatro para o interior (dois para Volta Redonda, um para Angra e um para Campos), um para o Coluni e dois para os campi de Niterói. Além de atender a demandas específicas, a nova frota ampliará a capacidade de transporte, incluindo uma nova linha entre Rio das Ostras e Macaé, beneficiando a vida de muitos estudantes.
Entretanto, como refutado pela estudante Lara Batista , estudante de Jornalismo da UFF, que pega diariamente o BusUFF, ela diz: “ essa questão é bem complicada , quando se fala na ampliação do BusUFF, pois é uma questão que atravessa ,como outras questões de faculdades federais , por um ponto principal: “A FALTA DE VERBA”, a mesma diz que sabemos que existe uma quantidade de verba direcionada para as universidade federais e elas não são suficientes para que ela exerça todos os programas de apoio ao estudante, e para ampliar o BusUff precisaria de mais funcionários, mais ônibus, fazer um cálculo melhor” diz a estudante.

Então fica muito difícil da UFF investir em novos ônibus, já que a mesma sofre com problemas de verbas. A luta é frequente das universidades públicas em manter-se aberta, já que não tem tantos investimentos como precisa.
Quando se pára pra pensar se seria possível existir novos trajetos pela cidade de Niterói e vem o questionamento, se existissem novas rotas trariam menos congestão? O estudante Amon Sinder diz que ”Se tivesse mais ônibus ajudaria a ter menos congestão sim, visto que às vezes o horário atrasa pois o ônibus não chegou a tempo devido ao trânsito. porém não vejo como uma prioridade da faculdade, podendo aplicar os recursos em lugares de maior necessidade, o BusUFF funciona bem”. Diante da fala do mesmo, leva a pensar: será que uma ampliação é tão necessária como outras partes da faculdade ou apenas é um detalhe? A Universidade conta com ingresso de diversos novos estudantes a anos, mas não atualiza a quantidade de ônibus de acordo com os estudantes. O mesmo, disse sobre a questão de que ”A proposta do busUFF sempre foi promover maior facilidade no acesso e locomoção entre os campus, tanto que as duas rotas abrangem todos os pontos de interesse, assim como outros importantes de transporte (terminal, ponto do 1001), e os pontos são apenas nesses lugares. novas rotas estariam passando um pouco fora da proposta do BusUFF, e seria uma coisa difícil de implementar com o tempo”, pensando nesse viés a uff tem propostas mais urgentes para se tratada, visto que o ônibus funciona bem, mas precisa de mais horários para poder ajudar a expandir para todos os estudantes.
Foi tentado a comunicação com a central do BusUFF, mas não obtivemos retorno.