Alô, Gragoatá!

BusUFF, o maior aliado da mobilidade estudantil na universidade

Por: Maria Luiza Alves

Imagem: BusUFF. Reprodução: acervo da UFF

O BusUFF, como é conhecido, é o serviço de transporte gratuito da Universidade Federal Fluminense que dá, aos estudantes, acesso a todos os campi da universidade em Niterói. Apesar das dificuldades financeiras, foi anunciado, no dia 11 de maio, a aquisição de sete novos ônibus que têm como papel principal auxiliar na mobilidade estudantil e no transporte de técnicos administrativos da instituição.

Ao interligar os campi da universidade transportando alunos e docentes, o BusUFF traz consigo o princípio fundamental de garantir a integração das diversas áreas da instituição de forma gratuita, confortável e simplificada.

Ao fazer o trajeto entre os campi, os ônibus conseguem reduzir de forma significativa os gastos dos estudantes que têm aulas em locais distintos. “Financeiramente impacta bastante, sem o BUSUFF eu gastaria 9 reais a mais por dia, e eu tenho aula a semana inteira. Fora que é muito mais seguro entrar em um ônibus só com alunos” apontou Carolyne, estudante de engenharia civil da Universidade Federal Fluminense.

A chegada da nova frota de veículos foi muito bem recebida pela comunidade universitária, que utiliza os ônibus e conta com o transporte gratuito e têm percebido demora entre uma viagem e outra. Atualmente, a saída do BusUFF do ponto final, localizado em frente ao Campus do Valonguinho, ocorre a cada hora com um intervalo maior para a saída das 19h para o Rota 1 e, para o Rota 2, o intervalo é de 1h25, tendo os três últimos horários um intervalo maior.

Imagem: novos BusUFF. Reprodução: acervo da UFF

O anúncio da chegada de novos BusUFF animou toda a comunidade acadêmica, principalmente das unidades da UFF no interior do estado. Segundo o site oficial, as unidades de Volta Redonda, Angra e Campos receberão quatro dos 11 novos ônibus. As linhas do Coluni e dos campi de Niterói receberão 3 ônibus. Por fim, a UFF anunciou a criação de mais uma linha do BusUFF, que ligará Rio das Ostras a Macaé.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Cultura

Revitalização do Cine Icaraí

A Prefeitura da cidade de Niterói, está promovendo uma proposta de revitalização do antigo Cine Icaraí, fechado desde 2006. As obras, iniciadas durante o período eleitoral, terão continuidade durante a gestão do recém-eleito prefeito Rodrigo Neves.

LEIA MAIS »
Esporte

Remo em Niterói: 130 anos de mobilização social. 

O litoral niteroiense é destino turístico de milhares de visitantes todos os anos, porém, o local já foi palco de conflitos marcantes da história brasileira. No século XVI, período em que ficou conhecida como França Antártica, a região foi disputada violentamente por portugueses e franceses.

LEIA MAIS »
Cultura

Exposição Inverso: “Não seriam nossas memórias e afetos heranças ancestrais e nossos corpos partículas do Universo infinito?”

O conceito de “inverso” pode ter diferentes interpretações, dependendo do contexto. Na matemática, a ideia central é encontrar um elemento que, ao ser combinado com outro usando uma operação específica, produz um resultado particular. Já em campos mais amplos, como a filosofia ou a arte,refere-se tanto à inversão de valores, conceitos ou realidades, quanto a um movimento de retorno, oposição ou reverso de uma forma estabelecida.

LEIA MAIS »
Uffianas

Movimento trans rompe grades da exclusão e conquista cotas na UFF

Em setembro de 2024, as cotas foram aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), após diversas manifestações organizadas pela Rede Trans da universidade. Segundo a articuladora do coletivo e estudante de Pedagogia da UFF, Lua Quinellato, a vitória foi resultado de uma luta árdua. “A gente passou por um processo de enrolação por parte da reitoria”, enfatiza a estudante.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo