Alô, Gragoatá!

Caminho Niemeyer engrandece cenário artístico niteroiense com atividades culturais.

Complexo arquitetônico oferece shows gratuitos e acessíveis, além de disponibilizar o espaço para área de lazer nos finais de semana.

Por: Alicia Carracena

Show do Péricles no festival “ENEL Por Você” – Foto: Reprodução do Instagram (@festivalporvoce)

No dia 4 de agosto, o Caminho Niemeyer recebeu o festival “ENEL Por Você”, que contou com shows de Péricles e Ana Carolina, dois gigantes da música nacional. O evento aconteceu de forma totalmente gratuita e os interessados puderam retirar os ingressos, que esgotaram rapidamente, de forma online.

Além dos shows, o festival incluiu também uma larga programação cultural com oficinas esportivas e atividades sendo realizadas durante a tarde inteira. Com ações para toda a família, indo desde aulão de ginástica até clínicas de vôlei, não é de se espantar que o evento tenha sido um grande sucesso.

Caminho Niemeyer, área da Praça do Povo – Foto: Paulo Lima (@paulolimads)

O Caminho Niemeyer, em especial a região chamada como “Praça do Povo”, tem sido palco de grandes celebrações de teor artístico, se destacando cada vez mais como um ambiente cultural de forte impacto em Niterói e fazendo jus à promessa feita ainda na década de 90 de que as obras do arquiteto ressignificariam a cidade e promoveriam a valorização do espaço urbano.

O conjunto arquitetônico conta com um projeto que vai do Centro da cidade até o bairro de Charitas, margeando a Baía de Guanabara. A ideia inicial de Niemeyer contava com cerca de 13 obras interligadas, formando um verdadeiro caminho por Niterói. Hoje, outros monumentos foram adicionados aos planos do conjunto, nove já foram finalizados, contando também com duas estátuas. Além disso, outros dois projetos – a Concha Acústica e a Catedral Católica – estão em construção e mais seis ainda estão sem previsão de inauguração, frente à necessidade de investimento municipal para dar início às obras.

Assim, a Praça do Povo, local de início do Caminho, guarda hoje três obras finalizadas do arquiteto: o Teatro Popular de Niterói, o Memorial Roberto Silveira e a Sededa Fundação Caminho Niemeyer, além da Catedral ainda incompleta, sendo o ambiente com mais obras de Oscar na cidade. O local possui uma zona ampla que promove a opção da realização de atividades para grande público, como os shows que vêm sendo realizados, e também serve como espaço de lazer, com o campo sendo uma área de livre acesso nos feriados e finais de semana.

Crianças brincando no Caminho Niemeyer – Foto: Reprodução do Instagram (@caminhoniemeyer)

Definitivamente é um ótimo passeio para fazer com amigos e familiares. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado logo na entrada da Praça Popular, proporciona a experiência única de visitas gratuitas, guiadas por monitores, pelas três obras finalizadas de Niemeyer, onde o visitante pode desfrutar de um aprofundamento das ideias em torno das construções.

As últimas gestões do Caminho Niemeyer têm procurado explorar ainda mais o potencial do espaço de modo a trazer um valor cultural essencial para a cidade de Niterói. O Teatro recebe espetáculos mensalmente e a área livre, que conta com uma estrutura capaz de receber até 10 mil pessoas, tem sido bastante utilizada na realização de shows, como ocorreu com o festival “ENEL Por Você” nesse último final de semana.

Os grandes shows que tem ocorrido no local são financiados por entidades privadas, entretanto, o Grupo Executivo Caminho Niemeyer, atualmente sobre a direção de Marcelly Apolinário, lançou o Projeto ECCO (Encargo Cultural Compensatório) a fim de promover uma melhor utilização do espaço para a realização de eventos culturais e apoiar artistas locais.

“A gente criou aqui o ECCO, que é o Encargo Cultural Compensatório. Isso significa que os grandes eventos que acontecem dentro do Caminho Niemeyer incluem uma compensação pela empresa que vai executar o show. É como se fosse um aluguel onde, ao invés de ser pago o espaço, eles pagam um artista da cidade para se apresentar em alguma produção do Caminho Niemeyer.”, diz Ivo Guedes, produtor cultural e assessor da presidente Marcelly Apolinário.

Evento “Caminho do Circo”, financiado pelo ECCO – Foto: Reprodução do Instagram (@circoteatrosaltimbanco)

Dessa maneira, o espaço, que já tem grande valor cultural desde a criação e assinatura de Niemeyer, ganha agora lugar de notoriedade em um movimento que fomenta uma rotação de valores capitais e incentiva o prestígio de artistas. O Projeto ECCO envolve a vinda de grandes nomes para a famosa “Cidade Sorriso” ao mesmo tempo em que promove apoio aos artistas da comunidade niteroiense. É um tratado mútuo de valorização cultural e manutenção do espaço artístico nacional.

Indo além e buscando viabilizar ainda mais esse acesso, dando um valor social e de ajuda comunitária, os shows de iniciativa privada contam ainda com um projeto que proporciona o direito da compra de uma meia entrada na doação de 1kg de alimento não perecível. Ivo Guedes relata que o Grupo Niemeyer coloca como condição obrigatória o recolhimento de alimentos nesses eventos, que são direcionados para o Programa Niterói Solidária e para o Banco de Alimentos Herbert de Souza.

O show “Sorriso Maroto: As Antigas”, que aconteceu na Praça Popular no dia 16 de junho, bateu o recorde de arrecadação de alimentos dos últimos 4 anos da cidade de Niterói. Mais de 4 toneladas de alimentos foram doados em uma ação de diversão, retorno e solidariedade.

Vista de cima do evento “Sorriso Maroto: As Antigas” – Foto: Reprodução do Instagram (@sorrisoasantigas)

Danilo Azevedo, estudante da UFF e morador recente de Niterói, é um exemplo de como as ações e eventos do Caminho Niemeyer podem impactar a vida das pessoas. Ele diz que: “Os shows do Caminho definitivamente me proporcionam um momento de diversão e de alegria. Um exemplo é que eu sou muito fã da banda Charlie Brown Jr., que infelizmente acabou, e recentemente eu fui em um show lá em que houve um tributo à banda. Um show gratuito e que me emocionou por me passar a sensação de um momento que nunca pensei que pudesse viver. Acho que o espaço é um lugar onde se pode encontrar eventos de todos os gostos e estilos e para todas as idades, como o festival de circo gratuito que também teve lá no mês de junho”.

Histórias como a do Danilo são cada vez mais comuns dentro dessa realidade que a Praça do Povo tem proporcionado, mostrando que o local vai além do conjunto arquitetônico. O Caminho Niemeyer se tornou uma expressão artística que transpassa a beleza das obras do arquiteto e aflige a zona urbana e social da cidade de Niterói. Niemeyer deixou em vida um verdadeiro complexo de manutenção da história cultural nacional, capaz de gerar felicidade na Cidade Sorriso.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo