Alô, Gragoatá!

Casa Norival Freitas mantém viva a memória de Niterói e se transforma em polo de formação musical para jovens da rede pública

Espaço histórico abriga o Programa Aprendiz Musical, iniciativa que oferece educação gratuita em instrumentos e canto para crianças e adolescentes da cidade

Por Leonardo de Azevedo Ferreira

Um casarão centenário, localizado no bairro do Barreto, na Zona Norte de Niterói, se tornou ponto de encontro entre memória e futuro. A Casa Norival Freitas, patrimônio histórico municipal, hoje abriga o Programa Aprendiz Musical, projeto que oferece aulas de música gratuitas para jovens da rede pública de ensino.

Casa Norival Freitas. Foto: Cidade de Niterói

A propriedade, nomeada em homenagem ao ex-prefeito e ex-vereador Norival de Freitas, conserva elementos arquitetônicos do começo do século XX e, desde 2017, atua como uma das instalações do projeto administrado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Arte de Niterói (FAN).

Com espaços adaptados para o ensino de música, o local recebe dezenas de estudantes todos os dias. O Aprendiz Musical oferece instrução em instrumentos como violino, flauta, saxofone, percussão, além de ensino de canto coral e teoria musical. Os alunos têm idades entre 7 e 18 anos e, na sua maioria, são moradores da região.

Alunos do Programa Aprendiz Musical na Casa Norival Freitas. Foto: Divulgação/Sérgio Bonelli

O instituto ao longo de seus 24 anos transformou a vida de milhares de crianças e jovens com a educação musical, como o caso da Isabella Gomes. “O programa Aprendiz Musical foi essencial para abrir meus horizontes”.

Além das aulas, a Casa Norival Freitas também sedia recital, ensaios de grupos e apresentações abertas à comunidade, fortalecendo o vínculo entre cultura e território. A proposta é que o espaço funcione como um centro cultural vivo e acessível. A restauração e reativação do espaço como equipamento público também valorizam o legado histórico de Norival de Freitas, figura política influente na cidade nas décadas de 1940 e 1950, conhecido pelo incentivo à educação e aos direitos sociais.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

Remo em Niterói: 130 anos de mobilização social. 

O litoral niteroiense é destino turístico de milhares de visitantes todos os anos, porém, o local já foi palco de conflitos marcantes da história brasileira. No século XVI, período em que ficou conhecida como França Antártica, a região foi disputada violentamente por portugueses e franceses.

LEIA MAIS »
Cultura

Cultura Kawaii: A presença  movimento cultural japonês no Brasil e em Niterói.

A cultura kawaii (可愛い) ascende no Japão na década de 70. O kanji 可愛い significa “a possibilidade do amor” e serve para designar coisas fofas, meigas e adoráveis em japonês. O kawaii surge como uma forma de protesto ao conservadorismo e tradicionalismo, funcionando como uma forma de escape, expressão, diversidade e empoderamento pessoal para os japoneses.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo