Alô, Gragoatá!

Do Texto ao Audiobook: projeto da UFF promove a transformação de textos acadêmicos em áudios

Por: Victor Canito

Você que não é muito fã ou não tem muito tempo para ler artigos acadêmicos, muitas vezes enormes, vai gostar dessa novidade. O projeto Livros Falados foi criado em maio de 2023 e, como o próprio nome sugere e brinca, faz a adaptação de textos e artigos universitários em audiobooks.

Integrantes do Projeto

Livros Falados atualmente conta com as co-criadoras Sara Rosário e Júlia Azevedo, Helen Britto (coordenadora, orientadora do projeto e professora de Jornalismo), Marcelo Santos (o técnico de som do IACS), as voz-leitoras Maria Eduarda Goulart, Mariana Godinho, Ana Caroline dos Santos e Walter Guimarães, e Davi Rocha, desenvolvedor do site.

Ideia do Projeto

De acordo com Sara (co-criadora), a ideia surgiu em uma conversa com Júlia (também co-criadora): “Sara, e se tivesse meio que audiolivros das bibliografias do nosso curso?”, pensando na questão sobre muitos estudantes passarem a grande parte do dia no transporte público se deslocando até a UFF corriqueiramente. “Também ajudaria as pessoas que possuem deficiência e não tem acesso aos textos”, complementou Sara.

No começo do projeto, algumas dificuldades foram encontradas: “…a maior dificuldade que é você ler um texto pra si mesmo e falando, é muito diferente, como, por exemplo, o texto ‘A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica’ que é um texto antigo, muito extenso de ser falado”, disse Sara. O objetivo do projeto é buscar um mundo acadêmico mais prático, acessível e democrático, facilitando a vida dos estudantes.

Transformação para o formato de áudio 

O processo de transformar os textos acadêmicos em audiobooks ocorre da seguinte maneira: primeiro é feita uma breve pesquisa do que será escolhido, conversando com professores e alunos. Depois disso, segue para gravação. Júlia ainda diz: “Então, pela edição (para cortar os erros), revisão (para ver se falta algo, se o áudio saiu okay), montagem, também a vinheta, finalização, os créditos e, por fim, a divulgação do trabalho”. No meio desse processo, também entra a fala do professor da disciplina do texto escolhido, onde ele faz um pequeno comentário acerca do texto e sua importância para o curso. Todo esse processo demanda tempo desde a escolha até a finalização. “Depende de cada texto, textos curtos é processo de uma semana mais ou menos, já mais longos demoram um mês ou até mais” disse Júlia.

Edição da sonoplastia do material

A gravação e edição dos textos ocorre no Estúdio do IACS, como dito por Marcelo (editor de som), onde é sonorizado com as vinhetas para ser distribuído. Esse processo depende também do tamanho das bibliografias, um exemplo é o texto “Dos Meios à Comunicação”, que se tratavam de 4 capítulos de um livro que foram gravados em 6 dias espaçados no total. Ao final da edição, o material foi dividido em dois capítulos. Mas, como nem tudo são flores, o Estúdio do IACS não pode ser usado em tempo integral pelo projeto devido a necessidade de outras disciplinas, levando os integrantes a editar em suas casas.

Mídias Sociais

Se você gostou da ideia e do projeto, o Livros Falados está no Spotify como podcast, basta pesquisar pelo nome. Ele conta atualmente com duas temporadas (com a segunda ainda em andamento). Além do podcast, o grupo também está trabalhando no desenvolvimento de um site para facilitar a procura das bibliografias, sendo feito pelo aluno Davi Rocha e já conta com um perfil no Instagram (@projetolivrosfalados). O projeto procura expandir para fora dos muros da UFF, com a entrada de mais voluntários, ajudando principalmente pessoas que possuem alguma dificuldade de ler textos, devido à sua demanda.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo