Alô, Gragoatá!

Hugo Andrade, atleta de handebol da uff que é sucesso dentro e fora da universidade

Atleta da Universidade Federal Fluminense coleciona títulos e é membro do time profissional do Clube de Regatas Guanabara

Isadora Nogueira Costa

Hugo Andrade da Silva, 32 anos, morador de Cascadura, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Estudante de Sistemas da Informação na Universidade Federal Fluminense e um apaixonado pelo esporte, em especial o handebol. “Gosto de todos os esportes de maneira geral, mas com o handebol tenho, basicamente, uma história de amor. Eu respiro handebol. Quase tudo que vivi e vivo foi proporcionado por esse esporte. Viagens, amizades, lembranças, conquistas, derrotas, ensinamentos e meu maior presente, que é minha esposa. Nos conhecemos em 2004, porque jogávamos na mesma escola (Santa Mônica Centro Educacional). Começamos a namorar em 2005 e estamos juntos até hoje. Ou seja, sou eternamente grato” – Disse Hugo.

Dentro da Universidade, em meados de 2015, se envolveu com o esporte na graduação através de outras atléticas, já que seu curso não possuía um time de handebol. Iniciou no time da Eco UFF, através do antigo treinador, conhecido de longa data. Porém entrou em campo oficialmente com o time na Supercopa em 2019, quando ocorreu a associação da Eco UFF com os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Hugo, desde 2004, é destaque dentro e fora da UFF. Fora dos muros da Universidade, já atuou em diversos clubes como: Nilópolis, Vasco da Gama, Unisuam, Santa Mônica/Beija-flor e Mato Alto. Atualmente joga pelo Guanabara Handball. Entrou no Guanabara através do convite de amigos para a posição de linha, veste a camisa do clube desde 2018.

Embora o atleta exerça a sua paixão, Hugo destaca que nem sempre o time rival é o único adversário e algumas vezes é necessário driblar os obstáculos fora do campo. Em sua maioria, as equipes universitárias de handebol arcam com suas próprias despesas, sem apoio do governo, patrocínio ou da federação. Os estudos na faculdade, a rotina de exercícios e competições, a vida pessoal e o trabalho demandam muito mais do que vontade e aptidão, pois exigem do atleta muita disciplina, equilíbrio físico e emocional para se destacar e perseverar.

Hugo se desdobra entre 4 times: Guanabara, Seleuff, Finanças Uff e Educação Física (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj). “Se eu dissesse que é fácil de administrar uma rotina de carreira em T.I., graduação de ed. física., família, igreja, vida social e a rotina de treinos e jogos de 4 times, eu estaria mentindo. Mas mesmo com tudo isso, vale muito a pena cada gota de suor. Não pretendo parar tão cedo.”

O atleta pratica esportes há 19 anos, sempre teve um apreço pelo handebol, desde a infância. Mantém um olhar atento às competições como a National Football League – NFL, a liga de basquetebol profissional da América do Norte – NBA, campeonatos de futebol, tênis e as ligas de handebol. Além do handebol, já foi atleta de futsal, fut7 e vôlei. Se engana quem pensa que Hugo sempre ocupou a posição de linha, o atleta já atuou em outras posições como: árbitro, auxiliar técnico, preparador de goleiros, técnico e goleiro.

Colecionando títulos e conquistas, em 2022, foi Bi-Campeão Carioca Federado pelo Guanabara Handball,  Vice-Campeão da Athleticup pela Seleuff  e Campeão do Interuff pelo curso de Sistemas da Informação, entre outros títulos. Hugo Andrade é um daqueles nomes que devemos ter um olhar atento, acompanhando seus desafios e vibrando por sua trajetória. Orgulho da UFF.

Supercopa 2019

Liga Universitária Carioca – LUCA 2020

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

Muito além do chá da tarde: a colônia inglesa e o esporte em Niterói

A instalação de empresas britânicas em uma capital bem localizada com  espaço de sobra para se expandir, transformou Niterói em um ponto de encontro para trabalhadores ingleses. Do cricket ao futebol, da vela ao polo aquático, a cidade passou a cultivar suas raízes no esporte com a criação de clubes, como o Rio Cricket, fundado em 1872, e o Rio Yacht Club, em 1914.

LEIA MAIS »
Uffianas

LAC-UFF: laboratório de Física se destaca pela presença feminina

O Laboratório de Radiocarbono da Universidade Federal Fluminense (LAC-UFF) fica localizado no prédio de Física da universidade, no campus da Praia Vermelha, em Niterói. O LAC utiliza-se da técnica de datação por carbono-14 por AMS (espectrometria de massa com aceleradores) para datar amostras.

LEIA MAIS »
Esporte

NITERÓI SERÁ SEDE DO CAMPEONATO MUNDIAL DE VA’A PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez na história, o Brasil será sede do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, e Niterói foi a cidade escolhida para receber o evento. A competição internacional deve reunir cerca de dois mil atletas de mais de 35 países e será realizada entre os dias 13 e 21 de agosto de 2025, na Praia de São Francisco. Os percursos de 8 km, 16 km e 24 km testarão a resistência e habilidade dos competidores nas águas da Baía de Guanabara. Cada país poderá ter apenas um atleta por categoria, tornando a disputa ainda mais acirrada.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo