Alô, Gragoatá!

Moradia que Transforma: Novo auxílio da Prefeitura de Niterói garante R$ 700 mensais para universitários de baixa renda

Por Ana Clara Bento

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou, no dia 11/04, a lei do “Programa Aluguel Universitário”, projeto que irá oferecer R$700 mensais para universitários de baixa renda de universidades públicas ou privadas que estudam ou desejam estudar em Niterói e residir na região central da cidade. O projeto foi criado com o propósito de incentivar a moradia nessa localidade e os requisitos para obter esse benefício são: possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos e estar matriculado em uma universidade reconhecida pelo MEC.

A cerimônia recebeu figuras importantes para a temática, como o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e lideranças estudantis.

A cidade sorriso recebe, segundo a própria prefeitura, 75 mil estudantes universitários diariamente. Por isso, a iniciativa é um grande passo para um progresso não só do corpo discente, mas também para a economia local, que terá uma movimentação significativa com a nova lei.

Em entrevista, Maria Clara Valentim,  estudante que saiu do interior de São Paulo para ingressar na UFF, em Niterói, afirma: “Eu venho de bem longe, e pagar o aluguel, que não é barato, é complicado”.

Assim como a entrevistada, diversos alunos veem na moradia um empecilho monetário para realizar seus sonhos. Baseado nisso, o prefeito de Niterói afirmou durante a cerimônia “A juventude de Niterói tem vez, tem voz. Vamos assinar, junto com o movimento estudantil da cidade, essa lei que foi pensada com muito carinho e participação dos jovens. É a primeira lei municipal de moradia estudantil universitária do Brasil”.

Esse fato citado pelo gestor do município é um grande avanço para a vida daqueles que veem na faculdade uma opção para possuir um futuro de qualidade não só em solo niteroiense, mas também em cidades vizinhas, já que incentiva essas a projetar, também, auxílios para seus estudantes.

O Centro Acadêmico, presente no evento em que a lei foi sancionada, através da estudante de direito na UFF Yana Santana, afirmou ser uma conquista inimaginável, e que todo estudante de universidade pública ou privada precisa desse apoio.

De acordo com a ementa da lei, o auxílio terá duração de um ano e possibilidade de renovação até a conclusão do curso, desde que não ultrapassado o período de dois anos da duração regular estabelecida pelas normas do sistema de ensino.

Já em vigor, a lei trará uma mudança na qualidade de vida dos universitários, com foco em reduzir a evasão universitária, além de estimular a residência no centro da cidade, gerando revitalização e requalificação no local.

Mais informações, como inscrição e edital, serão disponibilizadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Niterói nos próximos meses.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

Muito além do chá da tarde: a colônia inglesa e o esporte em Niterói

A instalação de empresas britânicas em uma capital bem localizada com  espaço de sobra para se expandir, transformou Niterói em um ponto de encontro para trabalhadores ingleses. Do cricket ao futebol, da vela ao polo aquático, a cidade passou a cultivar suas raízes no esporte com a criação de clubes, como o Rio Cricket, fundado em 1872, e o Rio Yacht Club, em 1914.

LEIA MAIS »
Esporte

Parque Esportivo e Social do Caramujo: um polo de inclusão e desenvolvimento em Niterói

Localizado na comunidade do Caramujo, em Niterói, o Parque Esportivo e Social do Caramujo tem se consolidado como um dos principais espaços de lazer, esporte e inclusão social da cidade. Com uma estrutura moderna e acessível, o parque atende mais de mil pessoas semanalmente e oferece uma ampla variedade de atividades esportivas e culturais, promovendo oportunidades para crianças, jovens e adultos.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo