Por João Pedro Muniz

Os irmãos João Cleber e João Gabriel, mais conhecidos como irmãos Borges, tiveram uma conquista histórica para o esporte e para a cidade de Niterói, ganhando o campeonato mundial de jiu-jitsu. Cada um em sua categoria, conquistaram medalha de ouro na competição realizada no tradicional Walter Pyramid, em Long Beach, Califórnia.
Os irmãos viajaram aos Estados Unidos e provaram que o foco, garra e determinação são capazes de criar campeões. Os dois conseguiram superar diversos adversários de alto nível em busca do ouro mundial, João Cleber ganhou até mesmo do campeão brasileiro e europeu.
– “Sentimento de dever cumprido, feliz por conseguir honrar todo mundo que me ajudou”, declarou João Cleber.
Eles integram a Seleção Niteroiense de Grappling e Jiu-Jitsu, projeto proporcionado pelo Instituto Árvore de Bons Frutos, ONG fundada por seu pai e treinador, Cléber Borges. A organização oferece aulas de Jiu-Jitsu para crianças e adolescentes, além de disponibilizar cursos que ajudam os jovens a criar um projeto de carreira. A iniciativa também possui uma parceria com o curso de inglês “NEOS”, provando que o objetivo é criar grandes atletas, grandes cidadãos e grandes profissionais.
Mestre Cléber, como é conhecido, é referência como treinador, tendo formado campeões que hoje representam o Brasil e Niterói. Seu trabalho tem sido reconhecido pela cidade e atualmente recebe apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esportes.
A ajuda tem se provado essencial para a continuidade e o crescimento do projeto. Nos últimos anos, essa parceria chegou a levar jovens para Abu Dhabi, para a disputa do campeonato mundial.
–”Sem esse apoio não conseguiríamos provar que esse trabalho poderia dar frutos.” Afirmou o treinador e chefe do projeto.
A vitória não só coloca Niterói no cenário internacional do Jiu-Jitsu, mas também deve inspirar jovens que buscam conquistar seus sonhos.
Entretanto, a luta não para por aí, os irmãos almejam conquistas muito maiores.
–”O objetivo é conquistar cada vez mais títulos, conseguir a faixa preta e alcançar o título mundial”. Declararam os irmãos, quando perguntados sobre o que almejam dentro do esporte.