Alô, Gragoatá!

Niterói recebe a exposição “Ruínas e Lembranças: Histórias da Cidade de Niterói” da artista Giuliana Pacini 

“O fato é, a ruína urbana é um corpo vivo na cidade e interage com o movimento da rua”: Exposição reúne fotografias de imóveis urbanos abandonados da cidade de Niterói

Por Vitória Pinheiro Batista

A exposição “Ruínas e Lembranças: Histórias da Cidade de Niterói” fica em cartaz de 8 de maio a 8 de junho de 2025 no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno em Niterói, a visitação é gratuita e é aberta para todas as faixas etárias. 

O projeto realizado por Giuliana Pacini, com curadoria de Alessandra Pacini, reúne 35 imagens que representam, de acordo com a artista, denúncia e afeto: “ Nós temos muitos imóveis abandonados na nossa cidade, entrando em estado de ruína. Acho que as fotos vêm para reforçar o que vemos no dia a dia de Niterói. Por outro lado, acho que as imagens criam conexões afetivas entre a população”.

A proposta da exibição surgiu como continuação da pesquisa de mestrado de Giuliana, ela conta que pouco tempo depois começou a tirar fotos da casa de seus avós, essa sendo sua maior inspiração para a exposição, e se sentir curiosa pelas ruínas da cidade, ela realizou diversas visitas a lugares diferentes e com esse material realizou sua primeira exibição no MAC em 2021.

Foi através da fotografia e de seu olhar sensível que a artista trouxe uma visão diferente sobre Niterói, deixando de lado o modernismo e protagonizando espaços urbanos em situação de abandono. Com as imagens, Giuliana desconstrói a ideia de ausência desses lugares e os  preenche com histórias, cada uma delas é um entrelaço entre tempo e memória, com expressões críticas e afetivas.

Na exposição, a artista não identifica os espaços retratados e convida o público a conhecer mais afundo a cidade, com todas as suas imperfeições e memórias afetivas, além de chamar a atenção  de algumas histórias não contadas, “ Em toda pesquisa, e até agora na exposição, a gente sempre recebe histórias pessoais com esses imóveis, seja de vizinhos, antigos moradores ou curiosos”, diz Giuliana, o que demonstra o caráter afetuoso do projeto. 

“Ruínas e Lembranças: Histórias da Cidade de Niterói” propõe outra narrativa sobre a cidade de Niterói, além de ecoar um movimento na Prefeitura e a Secretaria das Culturas para de reapropriação desses espaços e possibilitando o uso desses imóveis na cidade, esse fator reflete a importância que a exposição obteve sobre a população e os órgãos públicos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

Parque Esportivo e Social do Caramujo: um polo de inclusão e desenvolvimento em Niterói

Localizado na comunidade do Caramujo, em Niterói, o Parque Esportivo e Social do Caramujo tem se consolidado como um dos principais espaços de lazer, esporte e inclusão social da cidade. Com uma estrutura moderna e acessível, o parque atende mais de mil pessoas semanalmente e oferece uma ampla variedade de atividades esportivas e culturais, promovendo oportunidades para crianças, jovens e adultos.

LEIA MAIS »
Uffianas

A luta vem de dentro: o movimento estudantil independente da UFF com DASAN e Novo MEPR

A precarização da Universidade Federal Fluminense (UFF) tem impulsionado a organização de estudantes que buscam novas formas de atuação política fora das estruturas tradicionais. É nesse contexto que ganham destaque o Diretório Acadêmico de Sociologia (DASAN) — uma entidade representativa ligada ao curso — e o Novo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (Novo MEPR), que atua em âmbito mais amplo, com organização própria e ideologia definida.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo