Por Marcelly Nunes

Pela primeira vez na história, o Brasil será sede do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, e Niterói foi a cidade escolhida para receber o evento. A competição internacional deve reunir cerca de dois mil atletas de mais de 35 países e será realizada entre os dias 13 e 21 de agosto de 2025, na Praia de São Francisco. Os percursos de 8 km, 16 km e 24 km testarão a resistência e habilidade dos competidores nas águas da Baía de Guanabara. Cada país poderá ter apenas um atleta por categoria, tornando a disputa ainda mais acirrada.
Va’a: A Canoa Havaiana que une esporte, cultura e natureza
Va’a é o nome dado à canoa tradicional polinésia, também conhecida como canoa havaiana. A palavra significa literalmente “canoa” no idioma taitiano. Mais do que uma modalidade esportiva, o va’a é uma expressão cultural e espiritual que valoriza o respeito ao oceano, o trabalho em equipe e a conexão com a natureza. No Brasil, o esporte é promovido e regulamentado pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), responsável também pelos campeonatos nacionais.
A escolha da cidade foi resultado de uma articulação da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA), em parceria com a federação estadual e a prefeitura. “Niterói foi escolhida por sua localização estratégica, infraestrutura adequada e apoio institucional”, resume Jefferson Cabral, presidente da CBVAA. Para ele, o evento representa “um marco histórico para o Brasil no cenário internacional”.
Viviane Silva, que pratica Va’a há cinco meses, diz que se encantou com a atividade ao ar livre e coletiva. Ela acredita que o evento é essencial para divulgar o esporte:“A canoa havaiana é para todos, de todas as idades, e esse campeonato vai ajudar a ampliar a visibilidade do va’a no Brasil, ainda mais com a nossa extensa costa. Pretendo acompanhar tudo, principalmente se for televisionado.”
“A prática esportiva nas águas está no nosso DNA. Trazer o Mundial de Va’a faz muito sentido porque temos uma estrutura consolidada para receber essas competições. Tenho convicção de que os atletas vão se encantar pelo nosso mar, pela nossa gente e por Niterói”, afirmou a vice-prefeita Isabel Swan em matéria publicada no site da Prefeitura de Niterói.
A transmissão será ao vivo para diversos países, incluindo o Taiti, o berço do esporte. As provas serão abertas ao público em Niterói, e a visibilidade internacional deve impulsionar o va’a no Brasil, gerar impacto econômico e deixar um legado esportivo. A programação completa está disponível no site oficial: www.cbvaa.com.br/news.php.