Alô, Gragoatá!

Nova linha de ônibus Niterói-Barra finalmente vira realidade

A antiga demanda de uma linha de ônibus que ligue Niterói à Barra da Tijuca foi aprovada pelo governo do Rio de Janeiro e anunciado dia 23 de outubro

Por João Pedro Tomzhinski

Modelo de ônibus urbano da 1001 – Foto: Matheus Souza

Os estudantes da UFF que moram na Zona Oeste carioca terão novas opções de deslocamento entre suas casas e a universidade. As linhas 785D e 1785D vão conectar Niterói à Barra da Tijuca e foram anunciadas como as maiores da Auto Viação 1001, que já liga Niterói ao Galeão, Ipanema, Copacabana e Gávea.

De acordo com o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro, a circulação destes ônibus será iniciada como um projeto experimental com prazo de dois anos até que ocorra uma aprovação definitiva. Assim que o Detro-RJ autorizar a linha, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado Rio de Janeiro, a data de inauguração também será divulgada.

O subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, se pronunciou com satisfação em suas redes sociais: “Desde o meu último mandato de Deputado, eu vim reivindicando essa linha muito importante para Niterói e para Barra da Tijuca. Agora, graças a Deus, vai sair do papel.”

Terminal da linha Niterói-Barra da Tijuca – Foto: Google Maps

Para quem vai em direção ao Rio e estuda na UFF, o ponto mais próximo em que o ônibus passará é o do Plaza Shopping, já os que vêm em direção à universidade, deverão descer na rua Professor Hernani Melo, 46. Segundo o Google Maps, o tempo de travessia estimado entre o ponto terminal da Barra (Shopping Aerotown) e a UFF é de 1 hora e 30 minutos sem trânsito.

Alguns estudantes da UFF que moram ou trabalham na Barra da Tijuca e em suas adjacências deram depoimentos ao Alô Gragoatá:

“Quando você sai cansado, a primeira coisa que vem na cabeça é o desespero de ter que pegar um ônibus lotado, ficar em pé por certo tempo, ter que atravessar uma passarela, ficar esperando mais um ônibus em um lugar bastante perigoso… tudo isso te desanima, ou melhor, te encoraja a nem ir à faculdade. Acho que uma linha direta da Barra para Niterói vai ser bem menos cansativa, vai tomar menos tempo e vai me ajudar muito mais a ser frequente nas aulas.” – Lucas Borges, estuda jornalismo, mora em Duque de Caxias e trabalha na Barra da Tijuca.

“Essa linha ia facilitar muito minha vida. Por exemplo, hoje eu acordei um pouco atrasada de casa e saí 6:30. Aí eu peguei ônibus até a barca, da barca peguei o metrô e do metrô peguei outro ônibus. Fui chegar no trabalho só 9:45. Foram 3 horas de trajeto.” – Fernanda Vicente, estuda jornalismo e trabalha em Vargem Grande.

Rodrigo Nascimento, estudante de farmácia, conta que atualmente utiliza de moto, ônibus, metrô e barca para deslocar-se até a faculdade, levando até 2:20h para chegar. Com os novos ônibus, precisará de só um meio de transporte.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo