Referência em inclusão, a Andef transforma vidas através do esporte adaptado. Oferecendo o maior centro de treinamento para pessoas com deficiência da América Latina e promovendo a igualdade por meio da prática esportiva.
Por Eduarda Sodré
Foto: Eduarda Sodré.
Localizada em Niterói, a Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) é referência quando o assunto é inclusão no esporte. Fundada em 1981, possui um Complexo Esportivo e Social, criado em 2002, o qual é considerado o maior centro de treinamento voltado para pessoas com deficiência da América Latina. O complexo que conta com diversas modalidades esportivas adaptadas, como basquete em cadeira de rodas, natação paralímpica e atletismo, é ferramenta importante para a reabilitação de diversas pessoas que buscam a ressocialização por meio do esporte.
Foto: Eduarda Sodré.
Para Anderson Lopes, ex-atleta medalhista paralímpico e ex-gerente da Andef, o esporte é uma ferramenta de inclusão, capaz de mostrar o potencial da pessoa com deficiência.
“Então, o Complexo Esportivo da Andef surgiu nos anos 2000, no sentido de fazer com que o esporte para pessoas com deficiência se torne realmente essa grande ferramenta de mostrar à sociedade a capacidade da pessoa com deficiência com relação às suas responsabilidades. E aí que o esporte vem agregar esse valor na sociedade no sentido de mostrar a potencialidade da pessoa com deficiência na prática de esporte.” Declarou.
Para a Andef, o esporte é um fator importantíssimo de inclusão e transformação na vida de pessoas com deficiência. A instituição acredita que a inclusão não é apenas uma utopia desejada, mas sim um sonho que se renova e se constrói dia após dia em cada pequena melhoria que pode proporcionar para seus usuários.
“A Andef, quando criou o complexo esportivo em Rio do Ouro, foi nesse sentido, não só de formar atletas campeões com a medalha de ouro, prata ou bronze, mas, principalmente através dessas medalhas, criar o atleta paraolímpico: a imagem de uma pessoa com deficiência capaz de lutar pelas suas oportunidades e pelos seus objetivos.” Completou Anderson.
Foto: Eduarda Sodré.
Um marco de grande orgulho para a instituição e para a cidade de Niterói é o fato de a Andef ter sido a primeira sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em 1995. Desde então, a associação tem revelado talentos que representam o Brasil com destaque em competições internacionais, levando o nome da cidade e do país ao pódio.
A associação tem contribuído para que Niterói se destaque como uma cidade que respeita a dignidade humana e valoriza a inclusão. Atuando ativamente na elaboração da Lei Orgânica de Niterói, a associação garantiu que os direitos das pessoas com deficiência fossem incorporados, o que resultou em uma das legislações mais inclusivas do país, que promove acessibilidade e igualdade de oportunidades. Além disso, em parceria com o governo local, a instituição tem impulsionado melhorias na infraestrutura da cidade, incluindo projetos para tornar calçadas, rampas e espaços públicos mais acessíveis. Desde a sua fundação, em 1981, até os dias atuais, a Andef está ligada, direta ou indiretamente, a todas as legislações, seja a nível municipal, estadual ou federal, relacionadas à causa da pessoa com deficiência.
“E aí a gente desenvolve um trabalho de parceria, né? Porque eu acho que é importante isso. Tem aquele dizer que as pessoas falam: ‘Nada sobre nós sem nós.’ Então tudo que tem a ver com pessoa com deficiência tem que chamar as instituições, os conselhos, a pessoa com deficiência, para que possa também estar direcionando o que vai ser feito ou não. Não adianta eu não ser uma pessoa com deficiência que vou fazer um projeto para pessoas com deficiência e chamar as pessoas com deficiência depois de finalizado.” Declarou o presidente da instituição, Washington Luis Correia.
Atualmente, a Andef possui um departamento de esporte que conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de educação física e uma equipe de reabilitação que visa à inclusão e realiza milhares de atendimentos por ano, servindo como exemplo para instituições do Brasil e do mundo. A associação é referência dentro do seu propósito de mostrar a garra, a competência e a capacidade das pessoas com deficiência.