Alô, Gragoatá!

O projeto AfroGames para jovens da periferia em Niterói

O mundo dos games como geração de renda e educação.

Por Andressa Uchôa

Foto: Sala do AfroGames. Reprodução: Site Globo Esporte

“O que me motivou a querer entrar no time foi a estrutura do projeto, com tudo de primeira linha. A energia das pessoas do AfroGames me deixou mais seguro, além de ter acesso a coach, psicólogo, condicionamento físico e aulas de inglês. Esse projeto vai agregar muito meu futuro”, declarou Kevin, 16, atleta de Fortnite no AfroGames do Morro do Estado, em Niterói. 

O AfroGames foi o primeiro centro de formação de atletas eSports em favelas do mundo, tendo unidades em Vigário Geral, Nova Holanda, Morro do Timbau e Morro do Estado. Esse trabalho com diferentes games contribui para a transformação social, gerando educação através do acesso digital, além de cursos oferecidos pelo próprio projeto, como inglês e programação de jogos. 

Além da parte educacional, o AfroGames trabalha com a formação de atletas, gerando trabalho e renda para os moradores de regiões periféricas. 

A unidade do Morro do Estado é a mais nova, inaugurada em 2022, e trouxe para Niterói uma nova possibilidade para jovens em situação de vulnerabilidade social conquistarem espaço na crescente área da tecnologia e dos games. “O AfroGames é uma oportunidade única para conhecer jogos novos e criar uma carreira no mundo dos eSports”, afirma Kevin. O projeto tem como objetivo trazer um impacto social positivo, dando a oportunidade de acesso a estruturas profissionais de formação.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

População de Niterói dá sua opinião sobre o Pan-Americano

O otimismo paira sobre as autoridades da cidade de Niterói acerca da vitória da candidatura para os jogos Pan-Americanos que serão disputados em 2031. Em apresentação aos responsáveis da Panam Sports em Miami nos EUA, as delegações de Rio-Niterói e Assunção, capital paraguaia que também concorre na disputa da escolha de sedes, expuseram os principais pontos em defesa da escolha como local do principal torneio poliesportivo da América do Sul.

LEIA MAIS »
Comunidade

Tarifa reduzida nas Barcas de Charitas: Desdobramentos e primeiras impressões para a população de Niterói

No dia 6 de março de 2025, entrou em vigor a nova medida promovida pela prefeitura de Niterói que reduziu o valor da tarifa da Barca na rota de Charitas em 63,33%. A diminuição de R$21,00 para R$7,70 foi possível graças a um convênio entre a Prefeitura da cidade e o Governo do Estado, que, além de pôr em prática essa medida, também aumentou a frota de catamarãs e instalou ar-condicionado nas embarcações. Após quase três meses de aplicação, os impactos dessa redução já começam a ser percebidos e o debate em relação a sua aplicação continuam presentes na esfera política e social da cidade.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo