Um domingo de muita música e cultura ao ar livre para toda a família
Por Helisa Moraes
Apresentação da Orquestra no Campo São Bento – Foto: Helisa Moraes
O mês de outubro foi repleto de atividades infantis na agenda cultural de Niterói. Para fechar as programações com chave de ouro, a Orquestra La Salle Abel produziu um espetáculo com um repertório que perpassou desde músicos clássicos brasileiros como Tom Jobim e Skank, até clássicos estrangeiros como The Beatles numa apresentação única. A exibição da orquestra aconteceu no dia 29 de outubro na pista de patinação do Campo São Bento, de forma gratuita, contando com todo o público do parque, além dos familiares dos alunos e antigos participantes da composição da orquestra, como Marvio Ciribelli.
O maestro da orquestra falou um pouco sobre o evento. “Então, é sempre bom poder estar tocando na cidade, em qualquer espaço público, mas principalmente no campo São Bento, porque é próximo da escola, é um local que a gente consegue montar uma estrutura legal. Então é sempre muito bom, os integrantes do grupo gostam muito de se apresentar lá, as expectativas são sempre as melhores possíveis. Geralmente o show é bem cheio, o público é participativo, é sempre muito bom.”
Dulce, 46 anos, mãe orgulhosa de seu filho André Camargo, que cantou pela primeira vez em público nesta apresentação, conta que se emocionou com a apresentação. “Ah, é sempre muito emocionante, porque ele desde pequenininho está na orquestra, o maestro Henrique é um incentivador dessas crianças e dá pra perceber a evolução do André nessa parte musical, porque por mais que eles tenham um talento, você tem que trabalhar isso também. Eu acho importante eles estarem num ambiente construtivo e que tragam coisas boas para eles também.”
A apresentação contou com alguns ex-alunos e integrantes que foram chamados para fazerem uma performance, tomando-a bem dinâmica e atraindo a atenção do público.
Ouça aqui um pouco do espetáculo:
Sobre a Orquestra La Salle Abel
De geração em geração. A atividade mais antiga do Colégio La Salle Abel foi fundada em 1957 pelo maestro Pedro Mota levando o nome Orquestra Típica de Ritmos La Salle. Atualmente, a orquestra é regida pelo maestro Henrique Manso Junior, neto de Pedro Mota e filho do maestro Henrique Manso. Henrique Junior conta como é ser o terceiro da geração de maestros: “Fui seguindo os passos dos dois e assumi esse trabalho em 2002 e é um prazer poder fazer esse trabalho até hoje.”
A orquestra é referência musical em Niterói e em cidades vizinhas, contando com cerca de 100 integrantes que vão desde alunos do 1° ano do Ensino Fundamental até o 3° do Ensino Médio. Os instrumentos da formação atual vão desde flautas doces, até trompetes, violões e bateria. Henrique Manso Junior falou um pouco sobre a importância da orquestra na formação das crianças, “Alguns alunos geralmente começam do zero, alguns já chegam na orquestra já tocando algum instrumento, eu aproveito e continuo desenvolvendo, mas a maioria começa do zero. Eles fazem oficinas musicais, muitos começam com a flauta doce e depois vão descobrindo e aprendendo outros instrumentos e depois acabam tocando vários, diversos instrumentos. Uma parcela de alunos acaba se encontrando também, seguindo na música.”
Apresentação da Orquestra – Reprodução: Henrique Manso Júnior
O evento teve o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN). O diretor de ações culturais da FAN, Felipe Tauil, deu um pequeno depoimento sobre as expressões artísticas musicais na cidade: “É de grande tradição na cidade de Niterói as orquestras e bandas musicais escolares porque ajudam muito na formação de grandes músicos de destaque no Brasil. Muitos saíram dessas bandas porque, enquanto jovem estudante, tiveram envolvimento com a música, isso capacita e melhora também a forma de ouvir e consumir música. Então, essas orquestras escolares, como a Orquestra La Salle Abel, elas influenciam e não só alimentam o mercado musical, mas também como consumidores de música. Isso ajuda na formação de como ouvir a música. A Orquestra La Salle Abel, que tem um grande destaque e está há anos em funcionamento é de extrema importância, assim como as bandas do São Vicente, Saleziano, banda Centenária, que faz com Niterói seja um celeiro de grandes músicos instrumentistas.”
Logo da Fan – Reprodução: Facebook Cultura Niterói