Projeto “Speak Up!” atribui lazer e dinamicidade ao processo de aprendizagem de diferentes idiomas
Por Victor Canito
Intitulado “Speak Up!”, o projeto independente foi apoiado e mediado pelo Ramo Estudantil IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) UFF e apresenta formas bastante interessantes de imersão no inglês e, futuramente, o espanhol como posts diários no Instagram, WhatsApp e Talking Sessions.
Fundado em 2018, o projeto tem como objetivo tornar o aprendizado de um novo idioma o mais fácil possível através da conversação. Neste ano, o projeto tem sido gerenciado por seis representantes: Natália Bastos (coordenadora), Alanda Bittencourt (vice coordenadora), Mariana Máximo (secretária), Téo Guimaráes (gerente de eventos), além de Thiago Pagano e Milena Gameiro (voluntários).
O Speak Up! utiliza diferentes metodologias para auxiliar os membros a dominarem o inglês de vez. Atualmente, são cinco modalidades praticadas, cada qual com um toque especial de diversão. A primeira delas consiste em um grupo no WhatsApp onde diariamente são postadas frases ou curiosidades, funcionando como ambiente de interação virtual. A segunda modalidade são as Talking Sessions que abrangem tanto os alunos da UFF quanto a qualquer interessado. Lá ocorrem apresentações onde os alunos são estimulados a conversarem em outro idioma desde que, claro, a conversa esteja de acordo com o tema proposto durante a apresentação. E vale um adendo, isso garante à classe estudantil do projeto horas complementares. A terceira modalidade são posts diários no Instagram com referências à cultura pop, ao mundo da moda e da música, apresentando dicas e curiosidades. A penúltima se configura em grupos de estudo para reforçar o idioma, contando com quiz para colaborar com o aprendizado dos estudantes.
E por último, o Speak The Meaning, o mais novo projeto interno de tradução do Speak Up! Os textos são traduzidos em conjunto pelos membros os quais dependem da disponibilidade de todos para tal. Por esse motivo e por ser um projeto recente, os textos/artigos traduzidos são vinculados ao Ramo Estudantil IEEE UFF. “Tem muita demanda para poucas pessoas, mas temos interesse em expandir para outras atividades de tradução”, disse Natália, coordenadora do projeto, como é o caso da mais nova tradução em andamento. Trata-se, então, de um livro didático infantil criado pelo Power Energy Society (outro ramo do IEEE UFF voltado para projetos científicos) que visa despertar o interesse das crianças pela ciência. Com a tradução deste livro, espera-se que alcance ainda mais visibilidade para o projeto e para a causa. De acordo com Alanda, vice coordenadora do projeto, será feita uma tradução para o espanhol como um projeto futuro dos representantes. Ela ainda disse que uma possível tradução para o francês será debatida com o presidente do ramo e o próprio PES.
O projeto não tem um local específico, como disse Natália: “Já que cada projeto interno é realizado de uma forma diferente, na maioria das vezes esse processo se dá de forma híbrida, com ferramentas como Trello, grupo do WhatsApp e o Google Meet. Os encontros presenciais (Talking Sessions) dependem da logística, nossos últimos encontros foram no Campus da Praia Vermelha e o próximo provavelmente vai ser no Gragoatá”. As reuniões de planejamento interno acontecem uma vez por mês e os grupos de estudo atuam com um rodízio de membros. Nesses grupos os próprios membros podem trazer coisas sobre o idioma que agreguem à reunião ou considerem interessante, buscando sempre aprimorar o conhecimento.
A entrada se dá por meio de um processo seletivo sempre feito no início de cada semestre, realizado pelo Ramo Estudantil IEEE UFF. Depois de passar essa etapa, já é possível entrar no projeto, que tem tempo de permanência como membro até não possuir mais vínculo com a UFF. Este ano, procurando expandir os horizontes, o primeiro processo seletivo se deu visando os cursos de Letras, Relações Internacionais e Estudos de Mídia, desvinculando um pouco da imagem do Speak Up! a qual estaria voltada para os cursos de engenharia da UFF, como a maioria dos outros projetos do IEEE UFF. As inscrições se encerraram no último dia 4 e agora estão na fase de entrevistas para entrada de novos membros, mas não desanime! Afinal, no segundo semestre tem mais inscrições disponíveis.
E caso você tenha gostado do projeto e tenha interesse em conhecê-lo ou mesmo tirar dúvidas sobre ele, basta acessar o Instagram do projeto @speakup.uff, enviar uma mensagem e aguardar uma resposta. Esteja pronto para desfrutar dessa incrível experiência de conversação e socialização. Ótima jornada para você!