Alô, Gragoatá!

Projeto Niterói Jovem EcoSocial abre portas para jovens de comunidade se especializarem

Por: Anna Victoria Castro

Se você tem entre 16 e 24 anos e está em busca de uma oportunidade de se especializar e ainda ajudar no desenvolvimento do meio ambiente, essa pode ser uma ótima oportunidade para você.
O programa Niterói jovem ecosocial foi uma iniciativa da prefeitura, por meio da secretaria municipal de participação social, no ano de 2018 e começou a ser realizado em agosto de 2022 e já atende diversos jovens e adolescentes residentes de comunidades da cidade, oferecendo qualificação profissional por meio do ensino técnico profissionalizante. Por outro lado, os alunos atuam em ações de preservação e manutenção do meio ambiente como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos e revitalização de áreas degradadas.


Nessa terceira edição do programa serão ofertadas 600 vagas em cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, dentre os cursos disponíveis estão: beleza, gestão, turismo, saúde pet, cozinha,informática, programação, costura e modelista,e vendas. Caso consigam a vaga, os estudantes ainda recebem uma bolsa-auxílio de R$781,00 e auxílio-transporte e alimentação.
As inscrições para participar abriram dia 16 de julho e se dividem em duas fases, o resultado da primeira saiu dia 2 de agosto e da segunda irá ocorrer nos dias 15 e 16 do mesmo mês. As inscrições ocorreram no Horto da Fonseca, Caminho Niemeyer, Colégio Itapuca, Ginásio da Escola Gomes Pereira e Centro Pro Melhoramento Várzea das moças.

Foto: Anna Victoria

Muitos jovens estão ansiosos para o resultado final e já se planejam caso sejam aceitos, como é o caso de Rayane da Rocha, de 20 anos, que vê o programa como uma oportunidade de melhorar o currículo enquanto estuda para passar no Enem e pretende guardar o dinheiro da bolsa para arcar com as despesas da faculdade que pretende cursar.

Foto: Estudante Rayane da Rocha

O programa já formou mais de 900 jovens ao longo de sua duração e ainda os auxiliou a entrar no mercado de trabalho.

Foto: Estudante Alícia Lima de Araújo

A estudante Alícia Lima de Araújo, de 19 anos, que se inscreveu para o programa diz: “acho que será uma boa oportunidade para mim, eu gosto muito da área de turismo e pretendo me especializar nela, então com o programa eu já posso ter algum contato.”

A iniciativa é também uma parceria com o Instituto Três Romãs, ONG que visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e realizar ações ligadas à conservação do meio ambiente. Juntos a Secretaria Municipal de Participação Social e a ONG já formaram diversos estudantes e ajudaram a restaurar áreas como às Lagunas de Itaipu e Piratininga. Se mostrando um ótimo programa de benefício mútuo para os jovens e para o município de Niterói.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo