“Eventos como esse dão até mais vida pro bairro. Pra quem mora em Niterói, não dá pra perder a oportunidade de ver o campeonato e o show. Só precisa ajudar a arrecadar alimento pra quem precisa. Só maluco pra perder o evento”.
Por Leonardo Galvão

Foi assim que o estudante Matheus Feitosa definiu o clima do Vert Battle, campeonato do circuito nacional de skate vertical, com sua segunda etapa realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Caminho Niemeyer, em Niterói. Com entrada solidária, 1kg de alimento não perecível, o evento reuniu nomes importantes do skate profissional, atrações culturais e uma plateia diversa, formada por moradores e skatistas amadores. Eduardo Dias, presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding, a CBSK, se diz muito contente com a realização do evento com entrada gratuita: “A entrada franca permite que pessoas de todas as classes sociais possam curtir o evento e até mesmo ter a oportunidade de conhecer a modalidade de perto. (…) Não é apenas uma competição, mas uma expressão do lifestyle e cultura do Skate”.
Além da competição, o público encheu a área do evento para assistir aos shows gratuitos de Marcelo Falcão, Oriente e 2zDinizz. Os rappers encerraram o primeiro dia, já o ex-vocalista da banda ‘O Rappa’, fechou o último dia com um repertório de clássicos, letras de crítica social e forte presença de palco, mesmo com uma lesão no joelho.
Na pista, o destaque ficou por conta de Dan Sabino e Marina Lima, que conquistaram o título na categoria masculino e feminino na competição. Dan, ao ser perguntado sobre sua vitória, afirmou: “Primeira vez em um evento Pro que chego no nine club. Pra mim foi irado, eu já tinha tirado 89 no park em uma final”, contou. O termo ‘nine club’ é usado quando o skatista ultrapassa os 90 pontos em uma nota, uma marca respeitada nos campeonatos.
Sobre o desempenho no geral, Sabino completa e brinca: “No best trick até me empolguei, andei até ficar com as pernas fracas, mas no outro dia já estava me sentindo bem.” Ele também celebra sua convocação para a seleção brasileira de skate na modalidade park: “Já estava na júnior nos últimos dois anos. Fiquei muito feliz de pela primeira vez fazer parte da principal. Estou treinando bastante pra estar bem quando chegar mais uma oportunidade de representar o Brasil.”
O evento marca mais um passo no fortalecimento do esporte urbano em Niterói. Segundo dados recentes do Portal da Transparência, a Prefeitura de Niterói tem destinado recursos consideráveis à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Apesar disso, moradores da cidade destacam que eventos como o Vert Battle ainda são exceção, e defendem mais ações que ocupem espaços públicos com esporte e cultura. O presidente da CBSK também celebra a realização do evento em Niterói: “O Vert Battle é uma referência no cenário nacional do Skate.” Afirma, e complementa: “É muito bom ver esse circuito num movimento de crescente, com várias etapas espalhadas pelo Brasil. Dentre elas em uma cidade tão importante para a cena do Skate como é Niterói”.
Entre música e manobras, o fim de semana no Caminho Niemeyer mostra o potencial do skate, muitas vezes marginalizado, como força cultural e esportiva. Ultrapassando as barreiras da competição, o evento reforça a necessidade de que o espaço público possa e deva se tornar um lugar de cultura viva.