Alô, Gragoatá!

Streaming de esportes: panorama, impacto e tendências do novo modelo de transmissão

As transmissões esportivas chegaram nos serviços de streaming desbancando o monopólio televisivo e abrindo espaço para novas discussões sobre o tema.

Por Léo Bullé

O streaming esportivo é o modelo que permite acesso à transmissão de partidas ao vivo em qualquer lugar usando apenas a conexão via internet. O modelo vem sendo tendência no mundo e influenciando significativamente o modo de consumo do conteúdo e o próprio cenário esportivo.

Panorama atual

Com o crescimento desse modelo de transmissão, a maioria das plataformas de streaming já possui direitos transmissíveis de todo tipo de esporte, desde o mais emergente até o mais popular. Grandes empresas como Amazon, Disney+, STAR+, já disponibilizam grandes competições para que o telespectador tenha acesso ao vivo e onde quiser por meios digitais. Essa possibilidade impacta a maneira de consumo do conteúdo e outros meios de transmissão mais tradicionais que vêm sofrendo com essa transição.

O Executivo de Contas da Rádio Tupi, Luiz Gustavo Lucena, falou sobre o impacto que a rádio vem sofrendo ao longo dos anos: “A gente tem a tradição de fazer as transmissões esportivas através do rádio e através da internet no Youtube. São transmissões que não tem imagem e a gente perde muito com isso, porque hoje todo mundo tem a facilidade de acompanhar todos os jogos seja lá onde estiver por meio dos celulares e tablets. O que antes era a vantagem do rádio de chegar onde a Tv não chega, hoje você tem essa possibilidade de assistir com imagens em ótima qualidade por meio da internet”.

Transmissão ao vivo de uma partida de Futebol sendo assistida pelo celular – Foto: Divulgação

Impacto

As diversas opções de plataformas de streaming, permite uma pluralidade nas maneiras com que cada serviço realiza sua transmissão, ou seja, um mesmo jogo ou competição será transmitido de diferentes formas e o telespectador possui opções para escolher qual irá consumir de acordo com seus desejos. As plataformas também fornecem dados, documentários e até entrevistas exclusivas que enriquecem e melhoram a experiência da transmissão, atendendo, assim, todos os gostos.

Além disso, esportes com menos relevância ganham um palco maior com o crescimento do streaming esportivo. A Netflix foi uma das últimas plataformas a aderir tal prática e usou como estratégia para atrair outros públicos transmitir esportes como o tênis, fórmula 1 e boxe que não tem tanta audiência quanto outras grandes modalidades.

Um exemplo da importância do streaming de esportes menos conhecidos é o Handebol de areia, que hoje é cogitado para se tornar esporte olímpico. Juliana Guahyba, jogadora da equipe de São Gonçalo e estudante da UFF, falou um pouco sobre a influência da transmissão do esporte nas plataformas digitais. “Ajuda muito, a Confederação Brasileira investe muito nessa parte da mídia e divulgação no Youtube. Só de fornecer um acesso gratuito já ajuda muito na visibilidade do nosso esporte, porque hoje em dia tudo é feito através da mídia e o Youtube é um canal gigante, é mais fácil de ter mais alcance e finalmente levar nosso jogo para as olimpíadas”.

Entretanto, o especialista em Gestão e Marketing esportivo, Bernardo Pontes, chama atenção em relação a fragmentação das transmissões: “Se no passado a gente já sabia os horários e onde os jogos estariam passando, hoje o consumidor precisa ir atrás da informação de onde o jogo do seu time vai passar. Além disso, essa fragmentação não é muito sadia para o bolso do consumidor, se pra ele ver o Brasileirão ele tem que assistir em um player, para ver a Libertadores é outro player, Carioca também. É um bolso só assinando todas essas plataformas e para boa parte da sociedade essa conta fica cara”.

Continuando a análise, apesar das transmissões digitais gerarem altos rendimentos para as plataformas de streaming, há uma preocupação com a pirataria digital e a proteção dos direitos de transmissão dos esportes.

Divulgação da transmissão da luta de boxe na Netflix – Foto: Divulgação

Tendências

A Revolução digital vigente garante cada vez mais o crescimento desse modelo de transmissão. O dinamismo do consumo proporciona novos modelos de monetização nas transmissões esportivas, com parcerias publicitárias estratégicas e diversos planos de assinatura.

“Eu enxergo esse crescimento de uma forma muito natural. E com o crescimento do digital, obviamente cresce a fragmentação do consumo. Então, se antes a gente tinha a TV aberta, TV fechada e Pay per View, agora a gente tem várias opções de streaming disputando a atenção do consumidor e tudo isso que vem acontecendo no mercado brasileiro é uma tendência que já aconteceu no mercado americano e europeu.” Diz Bernardo Pontes.

À medida que o streaming de esportes continua a se desenvolver, espera-se que as tendências se solidifiquem e tenham um impacto ainda maior na maneira como os entusiastas esportivos consomem e se envolvem com o conteúdo esportivo no futuro.

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