Alô, Gragoatá!

Uma nova forma de se deslocar: como as Nitbikes têm melhorado a rotina do Niteroiense 

É um adiantamento para o dia a dia, é de fácil acesso e é econômico.  É dessa forma que as Nitbikes, novo transporte compartilhado da cidade, são descritas pelo público. Inaugurado no início de julho, o sistema de bicicletas tem ganhado o público por ser mais uma forma de se deslocar por Niterói.

Por: Juliana Mazoni

Pelo fato de Niterói ser conhecida pela sua cultura do ciclismo, diversas pessoas se perguntavam quando que haveria bicicletas disponíveis para serem utilizadas a qualquer momento, sem que fosse necessário comprar uma e, no dia 04/07/2024, essa espera se encerrou: a prefeitura de Niterói inaugurou o novo sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. A princípio foram instaladas dez estações localizadas no Ingá, Centro, São Domingos e Icaraí, porém, de acordo com Helena Porto, coordenadora do órgão Niterói de Bicicleta, serão instaladas cinquenta estações com um total de 600 bicicletas até setembro deste ano. Até agora as estações contam com 110 bicicletas para adultos e 8 para o público infantil, porém, outros três lotes serão implementados de mês em mês até a finalização das instalações.

Foto de Juliana Mazoni

Por mais que a população esteja animada com o novo transporte, muitos comentam da necessidade de implementar estações em outros pontos de Niterói.

Julia Rios, Estudante da UFF:

“Acho que seria interessante colocar uma estação em São Francisco por conta do turismo, mas também gostei dos pontos das estações já que moro perto.”

Victor Canito, Estudante da UFF:

“Moro no Barreto e gostaria que tivesse uma estação aqui. Acho que seria interessante colocar essas bikes nos bairros mais carentes para facilitar na locomoção das pessoas.” 

          Outra estudante da Universidade Federal Fluminense, Clara Lemoigne, ainda comenta que seria mais seguro para os estudantes do campus Gragoatá ter uma estação perto da faculdade. 

De fato, essa ausência de estações em determinados pontos de Niterói é a realidade atual, porém a coordenadora do Niterói de Bicicleta afirma que a ideia do projeto não é privilegiar uma região ou outra e que por isso, os niteroienses não precisam se preocupar. Haverão outras estações para o público, inclusive na praça Cantareira, que se localiza em frente ao campus Gragoatá.

Foto de Alex Ramos

Desde que foram implementadas, as “roxinhas” têm ganhado espaço na rotina do niteroiense, seja para aproveitar o tempo livre ou, principalmente, para realizar as atividades diárias. Seja para ir para a escola, faculdade ou trabalho, elas têm sido uma forma alternativa de se locomover sem gastos durante uma hora e com isso, elas têm sido uma grande ajuda para a população. Mais de trinta e seis mil viagens já foram feitas até agora e este número só tende a crescer. Entretanto, é importante citar que após o tempo de uma hora gratuita será aplicada uma multa de R$8,00. 

Por não ser o tipo de transporte mais comum de ser utilizado pela população, como carros, motos, ônibus e vans, as Nitbikes têm uma característica que as diferem de outros transportes: a praticidade. Não há o problema de enfrentar o trânsito ou até mesmo de procurar uma vaga para estacionar o carro. Depois de fazer o cadastro no aplicativo, basta chegar em uma estação, abrir o app Nitbike e clicar para retirar. Simples e prático. O que faz com que os usuários das Nitbikes possam resolver os problemas do dia a dia com mais facilidade e rapidez. Além disso, as estações entre si não são distantes e por conta disso, quem se deparar com uma estação sem bikes pode se direcionar rapidamente para outra estação.

Helena Porto:

“A ideia é de que justamente a pessoa chegue em uma estação e se não tiver uma bicicleta ali ela pode andar até uma próxima estação e pegar. Cada estação entre si só tem trezentos metros de distância .”

Além da questão da rapidez e da praticidade, é inegável que desde a inauguração as Nitbikes fizeram com que a prática do ciclismo fosse ainda mais recorrente entre os niteroienses, o que tem auxiliado para uma rotina mais saudável entre aqueles que utilizam as  bicicletas. Uma das características desse tipo de exercício é a evolução no condicionamento físico, já que ocorre a melhora no transporte de oxigênio e de nutrientes no organismo. Ou seja, além de ser uma opção mais rápida de se deslocar é um pontapé para um hábito saudável e ainda, auxilia na diminuição da emissão de gás carbônico.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Cultura

Reinauguração do Museu Antônio Parreiras

Com previsão de reabertura para final de novembro, o Museu Antônio Parreiras (MAP), que foi fechado em 2012 para restauração, abrirá as portas novamente para exibição de diversas exposições culturais, além do acervo do pintor Antônio Parreiras, no bairro Ingá de Niterói. 

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo