Conheça sobre o evento que visa destacar a utilidade de universidades públicas, já com datas marcadas para próxima edição
Por Pedro Paulo de Faria Nunes Xavier
A principal finalidade do evento “UFF nas Praças” é apresentar à comunidade externa os benefícios e a importância da universidade pública na transformação e desenvolvimento da sociedade. Durante o evento, a UFF reúne expositores, incluindo docentes, coordenadores de cursos, pesquisadores e outros interessados, para oferecer atendimentos gratuitos, ações de extensão, pesquisas e atividades de divulgação científica, tecnológica e de inovação à comunidade.
Matheus Castro, que é estudante de engenharia e apresentou seu projeto na última edição conta que independente do que seja o projeto que você queira apresentar, é só se inscrever no formulário de inscrição que é disponibilizado dias antes do evento, reafirmando que todos os tipos de projetos desenvolvidos na UFF são aceitos: “Muito bom ter uma universidade que abraça e destaca seus projetos”.

Foto: Acervo Universidade Federal Fluminense
“O UFF nas Praças é um evento aberto, potente e que projeta a universidade para além dos seus próprios muros, mostrando a pujança e grandiosidade da Instituição. Trata-se de uma excelente oportunidade de nos fortalecermos e mostrarmos para a sociedade o valor dos projetos e pesquisas aqui desenvolvidas. O encontro se torna ainda mais representativo já que se realiza na reta final do ano, após meses de muito empenho da comunidade universitária. Esperamos, portanto, que essa nova edição seja um grande sucesso e que, acima de tudo, seja proveitosa para a população de Niterói e regiões adjacentes, que terão a chance de vivenciar essa experiência e de conhecer a nossa universidade de perto. Venham todos para mais esse evento histórico da UFF”, diz o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega em entrevista para o site da instituição.
O evento é totalmente gratuito e proporciona à UFF a oportunidade de demonstrar sua relevância e envolvimento com a comunidade para além dos limites da universidade, destacando projetos em diversas áreas, tais como saúde, educação financeira, acessibilidade, ciências, entre outros. O evento visa promover a interação entre a universidade pública e o público em geral, enfatizando o compromisso com o ensino, pesquisa e extensão.
“Da saúde à área de exatas, o que não falta é difusão do conhecimento, esclarecimento de dúvidas e apresentação de temas até então desconhecidos por grande parte da sociedade. Esse é um dos verdadeiros motivos para a realização de um evento deste porte, que exige muita estratégia e determinação, mas que só acontece devido à mobilização da comunidade interna, que se voluntaria a participar como expositor. Em resumo, este é o retrato de uma universidade unida, que corre atrás e realiza” afirma Geralda Freire, que é professora e coordenadora geral do evento em resposta para o site da UFF, destacando a transversalidade dos assuntos apresentados no evento.
Agora que já sabe o que é o “UFF nas praças”, anote os dias e locais da ocorrência e venha conosco prestigiar esse movimento que visa defender o ensino público, marcado para o dia 11/11, das 9h às 16h, no Horto Fonseca, localizado na Alameda São Boaventura, 770, Fonseca, Niterói. Não perca, pois além de destacar os projetos e outras iniciativas da universidade, a cerimônia de abertura oficial terá a participação do reitor Antonio Claudio, e logo após, haverá uma apresentação musical com Zé Augusto e Marcello Tomé, professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria, que, com um repertório abrangente, farão uma apresentação incluindo canções do rock nacional, MPB e clássicos internacionais. Convidamos você a participar deste evento!