
A Leitura Acadêmica Ganha Voz na UFF: “Livros Falados”, o projeto que transforma bibliografia acadêmica em áudio
Criado em 2023 por duas alunas do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto Livros Falados transforma textos acadêmicos em áudios gravados por estudantes. A iniciativa surgiu como alternativa para ampliar o acesso às bibliografias obrigatórias, especialmente para pessoas com deficiência visual, alunos que conciliam estudo e trabalho, e aqueles com dificuldade de concentração para leituras extensas.

Manual de sobrevivência na UFF: O conselho que todo calouro precisa ouvir
Acabou de entrar na faculdade e já está se sentindo perdido? Calma, porque você não está sozinho. Entrar na universidade pública pode ser uma das fases mais emocionantes da vida, mas também traz desafios que ninguém te contou. E na UFF, não é diferente. Entre aulas, festas e descobertas científicas, muita coisa só se aprende na prática.

Paralisação do bandejão da UFF evidencia crise orçamentária e ameaça a permanência estudantil
A suspensão parcial do funcionamento do restaurante universitário (RU), da universidade federal fluminense (UFF), é provocada pela paralisação dos servidores técnicos – administrativos iniciados pelo “SINTUFF e pela FASUBRA” (defensores da conciliação de classes e de um sindicato doméstico), que tem afetado muitos estudantes que dependem do bandejão para sobreviver, com alimentações acessíveis que garantem suas refeições diárias. Além de enfrentarem um futuro incerto de uma paralisação permanente que pode, por sua vez, prejudicar muitos alunos com dificuldade financeiras e trazer a insegurança quanto a continuidade na universidade. A mobilização dos servidores é essencial para a faculdade e o (RU) continuarem funcionando. Os funcionários reivindicam o reajuste salarial, reestruturação de carreira e recomposição do orçamento.

A importância de professores pretos: o alerta que ecoa no Jornalismo da UFF
A Universidade Federal Fluminense tem no corpo docente do curso de graduação Jornalismo mais de 20 professores em atuação, porém, somente uma das docentes é negra. Essa baixa representatividade é vista não só pelos educadores, mas também pelos estudantes que fazem parte dessa formação.

Hospital Veterinário da UFF realiza mais de 800 atendimentos por mês e oferece serviços especializados à população
Localizado no bairro Vital Brazil, em Niterói (RJ), o Hospital Universitário de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, em média, 850 atendimentos por mês, entre consultas clínicas, procedimentos cirúrgicos e exames complementares. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), e revelam a importância do hospital como equipamento público de saúde veterinária e espaço de formação acadêmica.

ECO PSICOLOGIA: ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL E NATUREZA
Nietzsche uma vez disse que nos sentimos bem em meio a natureza porque ela não nos julga. Essa afirmação teve desdobramentos que culminaram no que hoje é a Ecopsicologia; uma área da psicologia que busca compreender e pôr em prática a conexão da natureza com a saúde mental.

CINE ARTE UFF: O CINEMA UNIVERSITÁRIO QUE RESISTE À MARGEM E AO TEMPO
Em meio à rotina movimentada de Icaraí, cercado por um jardim bem cuidado, com grama verde e palmeiras, está um dos mais significativos centros culturais de Niterói. Dentro dele, uma sala espaçosa, com poltronas estofadas organizadas em fileiras simétricas, iluminação suave e uma imensa tela branca cercada por caixas de som nas laterais. É o Cine Arte UFF, cinema de rua da Universidade Federal Fluminense que, há mais de cinco décadas, resiste como espaço de exibição autoral, formação crítica e acesso democrático à cultura. Em tempos de plataformas digitais e salas comerciais padronizadas, o que se projeta ali vai além das imagens: é a permanência do cinema como arte pública, política e universitária.

A luta vem de dentro: o movimento estudantil independente da UFF com DASAN e Novo MEPR
A precarização da Universidade Federal Fluminense (UFF) tem impulsionado a organização de estudantes que buscam novas formas de atuação política fora das estruturas tradicionais. É nesse contexto que ganham destaque o Diretório Acadêmico de Sociologia (DASAN) — uma entidade representativa ligada ao curso — e o Novo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (Novo MEPR), que atua em âmbito mais amplo, com organização própria e ideologia definida.

O RISCO AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: CHALÉ DE ARQUITETURA E URBANISMO É PARCIALMENTE INTERDITADO
No dia 14 de abril de 2025, a Defesa Civil interditou o chalé de arquitetura e urbanismo da UFF, por risco estrutural no telhado. o problema segue há anos, sem ações efetivas da Reitoria e com falta de verbas. Parte do espaço ainda é usada como auditório. A situação compromete o lugar de aula dos alunos e a oficina que funciona parcialmente mas está interditada. O prédio é um patrimônio simbólico para a comunidade acadêmica.

ESTADO DE GREVE NA UFF: O que significa, a quem afeta e como chega até nossos ouvidos
A greve unificada de 2024, que pretendia reivindicar reajustes salariais para os funcionários de todos os segmentos e maior orçamento para a educação, começou em março e perdurou até o mês de julho, ocupando um semestre inteiro e prejudicando tanto os alunos que já frequentavam a universidade, quanto os ingressantes naquele período.

Quanto custa ser Microempreendedor na UFF?
O que há por trás dos doces, bolos, salgados e acessórios vendidos nos blocos da universidade? Com poucos recursos e muito esforço, há histórias de alunos que empreendem para continuar estudando. Esses estudantes transformaram suas necessidades em negócio.

6 Meses do aumento na tarifa do bandejão para terceirizados
Toda manhã, Marcelo faz as contas antes de sair de casa: se conseguir chegar na faculdade às 14:00 escapa do almoço no bandejão, se segurar a fome consegue passar o resto do dia com um biscoito que leva de casa. Desde que a tarifa do restaurante universitário subiu para R$14,50, ele não frequenta mais o RU e pula refeições.