Conheça um pouco do evento que atua como ponte entre estudantes e o mercado da comunicação
Por Rafael Nascimento
Foto 1: Ganhadores dos prêmios da Expocom no Cine Arte UFF. Reprodução: Acervo da Intercom Sudeste
“A Expocom é um termômetro para aquilo que está sendo trabalhado nas universidades em relação ao ensino de Comunicação”, afirma João Carlos Picolin, Coordenador Geral da Expocom na Categoria Publicidade e Propaganda.
A Expocom, Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, é um evento acadêmico que reúne estudantes e professores de diferentes cursos de comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e vários outros. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de apresentar e compartilhar projetos e trabalhos experimentais relacionados à área de comunicação, como produções audiovisuais, peças publicitárias, projetos de extensão, blogs, entre outros. O objetivo principal é promover a troca de conhecimento e experiência entre os participantes, além de estimular a reflexão e a criatividade no campo da comunicação.
O evento, que integrou o 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste entre os dias 1 e 3 de junho, recebeu alunos, recém graduados e pesquisadores de comunicação na Universidade Federal Fluminense, tendo a premiação acontecido no último dia de congresso, no Cine Arte UFF, em Icaraí.
A Expocom possui etapas regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e conta com apresentações em 69 modalidades e seis categorias. Os melhores trabalhos de cada região são selecionados para participar da Expocom Nacional, que ocorre durante a edição nacional do congresso. A premiação é simbólica e beneficia os autores pela qualidade dos seus projetos, o que pode se traduzir em oportunidades no mercado de trabalho.
“Apresentar meu trabalho na Expocom foi muito bacana porque muitas vezes a gente não encontra uma plataforma para divulgar nosso trabalho, então ter essa oportunidade de apresentar e desenvolver em um espaço acadêmico repleto de pessoas do ramo foi uma experiência incrível”, conta Erick Sales, veterano do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), sobre sua participação no evento. “A troca (com meus pares) foi fantástica, sem igual. […] Conheci pessoas da área, do mercado, pessoas que estão desenvolvendo linhas de pesquisa, teses e dissertações de temas incríveis e dos quais eu nunca tinha ouvido falar antes.”
Foto 2: Erick Sales (20) apresentando seu trabalho na exposição.Reprodução: Acervo da Intercom Sudeste
Em seus 26 anos de história, foi a primeira vez que o evento foi sediado na UFF, o que permitiu uma integração e participação em peso de seus alunos e das universidades próximas. “Estou muito feliz de estar aqui e conhecer o trabalho dos participantes da UFF pessoalmente”, ressalta o professor Picolin. O evento também contribui para o refinamento do ensino de comunicação nas Instituições de Ensino Superior de todo o país, segundo ele. “Fazemos uma ponte com o Ensecom, sempre que possível, dando um feedback para o pessoal que trabalha no Seminário de Ensino em Comunicação, dizendo um pouco daquilo que vem sendo trabalhado. Temos também incluído avaliadores que fazem parte do Ensecom para conhecerem os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na universidade. […] Assim podemos perceber se as diretrizes curriculares das áreas de comunicação estão efetivamente acontecendo dentro dos projetos pedagógicos que os cursos realizam.”
A cada edição, a Expocom se consolida como um evento de suma importância para impulsionar a inovação e a pesquisa experimental na área da comunicação e atua como um espaço de descobertas e oportunidades, onde ideias se transformam em projetos reais e soluções práticas.
É possível saber mais sobre a Expocom e de como participar de futuras edições no Instagram @intercom_oficial e através do site do congresso: https://www.portalintercom.org.br/premios_new/expocom1/apresentacao11.