O evento celebrativo contou com a presença de escritores, músicos convidados e muitas homenagens
Por Ana Campelo
Foto: Frente do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, localizado na área interna do Campo de São Bento
Reprodução: Arquivo pessoal
Balões vermelhos, risadas, música e muita poesia tomaram conta da manhã deste último sábado (17) no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. O projeto “Um Brinde à Poesia Niterói”, que completa 24 anos de trajetória desde a sua primeira edição, reafirma o seu espaço simbólico ao divulgar novos poetas e incentivar a literatura na ‘cidade sorriso’.
“Tudo começou com um sonho!”, conta Lucília Dowslley, jornalista, escritora e criadora do projeto. Em junho de 1999, O “Um Brinde à Poesia Niterói” realizou a sua estréia no antigo Bar Academia, em São Francisco.
A escritora explica que, na semana do seu aniversário, havia sonhado com o dia do evento, que viria a acontecer no mês seguinte. “Ele ainda me indicava a data de lançamento, nomes de homenageados e dos poetas que eu deveria adotar como patronos do projeto (Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes).”, complementa Lucília.
Foto: Lucília Dowslley, produtora do “Um Brinde à Poesia Niterói”
Reprodução: Arquivo pessoal
Com o passar dos anos, o “Um Brinde” consolidou a sua memória nos bairros niteroienses. Além da realização de projetos literários em instituições públicas de ensino, locais como o Solar do Jambeiro e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) receberam diversos dos seus eventos que, em grande maioria, contavam com a presença de saraus interativos abertos ao público.
Participante desde 2017, a escritora Ligia Carvalho ressalta a importância da realização de saraus na cidade e sintetiza a sua relação com o movimento: “Não adianta ter poesia e guardar na gaveta. Onde eu vou externalizar aquilo que eu botei no papel, entende? (…) Então, O Brinde é um dos canais que nos incentiva a continuar escrevendo e, também, a compartilhar aquilo que a gente cria, (…) fazer o que a gente ama, que é estar reunido com os outros artistas, mostrando o nosso trabalho”.
No final da confraternização, Lucília foi recebida com uma chuva de aplausos ao revelar que, em breve, viria a ocupar uma cadeira da Academia Niteroiense de Letras. O atual presidente da Academia, Paulo Cecchetti, e o seu antecessor, Edgard Gama, estavam presentes no momento. “De uns 5 meses pra cá, eu sugeri que já tava na hora da Lucília vir pra Academia. Depois de 25 anos de luta, de ver uma poeta ali, trabalhando pela cultura, tá na hora dela se unir a nós!”, comenta Edgard.
Para conhecer mais sobre a história do movimento literário na ‘cidade sorriso’ e, também, ficar atento a suas futuras programações, acompanhe a página do Facebook “Um Brinde à Poesia Niterói”.