Por: Guilherme Neves
Leonardo conversa com os garotos sobre o ano de 2024. Fonte: Guilherme Neves.
O Projeto, capitaneado por Léo, acontece há mais de 17 anos, tendo passado por inúmeros locais e acolhido uma enorme quantidade de garotos e garotas durante sua trajetória possuindo, no cerne de sua filosofia, o intuito de abraçar todos os jovens e adolescentes possíveis, os ensinando, por meio do futebol, como retirar questões de dentro das quatro linhas para a vida.
A gente precisa passar para eles que a vida não tem acordo. Leonardo entende que as disciplinas do futebol são perfeitas para transmitir isto. Respeito, companheirismo e organização são princípios bases do esporte que têm a capacidade de serem reproduzidos no cotidiano, apesar de presenciarmos momentos em que alguns deles são esquecidos durante uma partida.
Francine, mãe do menino Talles que faz parte do projeto, reconhece a importância que o professor e seu trabalho teve na vida do seu filho e o papel que ele presta na dos outros membros do grupo. Aqui não é só um time, um projeto, aqui virou uma família, diz ela. E essa família se estende por todos, alcançando os responsáveis, em especial as mães, que constantemente ajudam nas realizações de atividades e festividades.
Comemoração do aniversário do Projeto Social em 2023 – reprodução: Sociedade Desportiva Juventude.
O projeto também serve como núcleo base de captação e formação de jogadoras do Futebol feminino do Clube de Regatas do Flamengo. Essa parceria se deu início em 2024, sendo uma porta de entradas para que as garotas que atuam no Projeto possam chegar e jogar por um dos principais clubes do país. Hoje a parceria com o Flamengo me permite galgar outros degraus, aponta Leonardo, que vê como uma grande oportunidade de mostrar para suas jogadoras que o trabalho árduo, sério e consistente podem fazê-las alcançarem lugares que, talvez, nunca tivessem imaginado como possível.
Reprodução: Sociedade Desportiva Juventude
O carinho, amor e dedicação depositado pelo professor é reconhecido por todos que conhecem e fazem parte da família que o Projeto Social se transformou. Eu como mãe, tenho orgulho de ajudar ele. Não me arrependo em nada. O esforço e a dedicação dele é algo admirável, afirma Crislane, mãe do jovem Nathan.
Um dos seus maiores sonhos com o projeto é expandi-lo para além do futebol. Embalado pela multimedalhista olímpica Rebecca Andrade, Leonardo enxerga na ginástica um grande foco de expansão e atração de mais jovens para o Projeto, que atende, hoje, crianças e adolescentes de diversas regiões de Niterói e São Gonçalo.
Jovens recebem caixa de bombom em celebração da páscoa – reprodução: Sociedade Desportiva Juventude.
Caminhando para o seu 18° ano de funcionamento, a Sociedade Desportiva Juventude espera continuar fazendo a diferença na vida de diversas famílias, sempre utilizando o esporte, neste caso o futebol, como meio de ensinar os jovens como lidar com a vida de maneira mais leve, séria e comprometida.