Alô, Gragoatá!

Unidos da Viradouro: primeiro ensaio do ano e expectativas para o Carnaval de 2025

Unidos da Viradouro continua com os preparativos para o Carnaval 2025, com muito entusiasmo e emoção na primeira preparação do ano, reunindo a comunidade e os componentes na quadra da escola em Niterói.

Por: Vitória Fantini da silva

Foto: Vitória Fantini da Silva

Com muito fervor e paixão, a atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a Viradouro, dá continuidade às preparações para o Carnaval, reunindo a comunidade na quadra da escola em Niterói. Essa conexão entre a comunidade e a escola é algo que acontece desde a sua criação no dia 24 de junho de 1946, a partir de uma roda de samba que acontecia no quintal da casa de Nelson dos Santos, mais conhecido pelo apelido Jangada.

Com uma trajetória marcada por conquistas incluindo 18 títulos no Carnaval de Niterói e três títulos no Carnaval do Rio de Janeiro ( 1997, 2020 e 2024) , a Viradouro segue se preparando para o Carnaval de 2025.

O primeiro ensaio do ano

A  primeira reunião do ano da escola de samba Viradouro aconteceu na terça-feira do dia 07/01/2024, na quadra da escola localizada na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O evento começou por volta das 19:00 horas, com entrada gratuita para todos.

Foto: Vitória Fantini da Silva

A atmosfera da quadra da Viradouro estava repleta de paixão e energia, com a comunidade vibrando a cada batida da bateria assim que o ensaio começou. A prática  iniciou por volta das 19:30 e foi dividida em duas partes: os primeiros a ensaiar foram as crianças e adolescentes e, depois, os adultos, sambando e cantando o samba-enredo, mostrando para todos que estão prontos para a Sapucaí.

 Durante todo o ensaio, a bateria deu um verdadeiro show, fazendo com que ninguém ficasse parado. A animação e o amor que os componentes têm pela escola eram nítidos para todos, mas não eram só eles que exalavam esse amor e respeito, a comunidade também.

Foto: Vitória Fantini da Silva

Por outro lado, o carinho que a comunidade tem pela escola é algo bonito de se ver, com todos cantando a plenos pulmões o novo samba-enredo e sambando a cada batida da bateria. Tainá, que é fã da Viradouro, diz que o diferencial da escola é o tratamento. Ela afirma que eles tratam as pessoas muito bem e levam esse tratamento para fora da Viradouro. Isso mostra que a Viradouro está unida e pronta para brilhar no Carnaval de 2025.

Expectativa para a o Carnaval de 2025

Por isso, as expectativas para este ano estão grandes para a Viradouro, principalmente com a possibilidade de levar o quarto título do Carnaval do Rio de Janeiro. Tainá, que torce pela escola, diz que eles têm grandes chances de ganhar e que o samba-enredo deste ano é bom,  o que aumenta as chances da escola de ser campeã novamente após sua vitória no ano passado.

A Viradouro escolheu seu samba-enredo do Carnaval de 2025, chamado “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”.

“A chave do cativeiro

Virado no Exu Trunqueiro

Viradouro é catimbó

Viradouro é catimbó

Eu tenho corpo fechado

Fechado tenho meu corpo

Porque nunca ando só”

(Trecho do samba-enredo: Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos)

A letra fala de “Malunguinho”, uma entidade afro-indígena que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu Trunqueiro. Ele simboliza a luta pela liberdade e a união entre negros e indígenas.O samba-enredo é fruto da parceria de Paulo César Feital, Inácio Rios, Márcio André Filho, Vitor Lajas, Vaguinho, Chanel e Igor Federal, com a assinatura do carnavalesco Tarcísio Zanon.

Marcos Mendes,  diretor de harmonia da Viradouro, falou como está sendo a preparação para a Sapucaí . Segundo  ele, “o ensaio está muito bem. A escola está indo muito bem. […] Temos um samba fantástico que ajuda na harmonia e na evolução. Nós temos uma área de ensaio na Amaral Peixoto que é bem fiel à Marquês de Sapucaí e nós ensaiamos como se estivéssemos desfilando realmente. […] Temos um ponto ou outro que a gente vai ajustando, mas com certeza até o desfile nós estaremos prontos.”

Ele também citou qual é o objetivo da Viradouro na Sapucaí esse ano: “Você provocando a emoção do público e dos jurados, certamente a nota 10 virá”.

Foto: Vitória Fantini da Silva

A Unidos da Viradouro segue a sua trajetória de sucesso e dedicação, unindo a comunidade e os componentes em torno de um objeto, emocionar o público e os jurados e levar mais um troféu do Carnaval do Rio de Janeiro para casa.  Com um samba enredo fantástico e as preparações intensas, a escola mostra que está pronta para brilhar na Sapucaí. O primeiro ensaio do ano é só uma amostra do que vamos ver no desfile.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Rolar para cima
Pular para o conteúdo