Alô, Gragoatá!

BusUFF, o maior aliado da mobilidade estudantil na universidade

Por: Maria Luiza Alves

Imagem: BusUFF. Reprodução: acervo da UFF

O BusUFF, como é conhecido, é o serviço de transporte gratuito da Universidade Federal Fluminense que dá, aos estudantes, acesso a todos os campi da universidade em Niterói. Apesar das dificuldades financeiras, foi anunciado, no dia 11 de maio, a aquisição de sete novos ônibus que têm como papel principal auxiliar na mobilidade estudantil e no transporte de técnicos administrativos da instituição.

Ao interligar os campi da universidade transportando alunos e docentes, o BusUFF traz consigo o princípio fundamental de garantir a integração das diversas áreas da instituição de forma gratuita, confortável e simplificada.

Ao fazer o trajeto entre os campi, os ônibus conseguem reduzir de forma significativa os gastos dos estudantes que têm aulas em locais distintos. “Financeiramente impacta bastante, sem o BUSUFF eu gastaria 9 reais a mais por dia, e eu tenho aula a semana inteira. Fora que é muito mais seguro entrar em um ônibus só com alunos” apontou Carolyne, estudante de engenharia civil da Universidade Federal Fluminense.

A chegada da nova frota de veículos foi muito bem recebida pela comunidade universitária, que utiliza os ônibus e conta com o transporte gratuito e têm percebido demora entre uma viagem e outra. Atualmente, a saída do BusUFF do ponto final, localizado em frente ao Campus do Valonguinho, ocorre a cada hora com um intervalo maior para a saída das 19h para o Rota 1 e, para o Rota 2, o intervalo é de 1h25, tendo os três últimos horários um intervalo maior.

Imagem: novos BusUFF. Reprodução: acervo da UFF

O anúncio da chegada de novos BusUFF animou toda a comunidade acadêmica, principalmente das unidades da UFF no interior do estado. Segundo o site oficial, as unidades de Volta Redonda, Angra e Campos receberão quatro dos 11 novos ônibus. As linhas do Coluni e dos campi de Niterói receberão 3 ônibus. Por fim, a UFF anunciou a criação de mais uma linha do BusUFF, que ligará Rio das Ostras a Macaé.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

VEJA TAMBÉM

Esporte

NITERÓI SERÁ SEDE DO CAMPEONATO MUNDIAL DE VA’A PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez na história, o Brasil será sede do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, e Niterói foi a cidade escolhida para receber o evento. A competição internacional deve reunir cerca de dois mil atletas de mais de 35 países e será realizada entre os dias 13 e 21 de agosto de 2025, na Praia de São Francisco. Os percursos de 8 km, 16 km e 24 km testarão a resistência e habilidade dos competidores nas águas da Baía de Guanabara. Cada país poderá ter apenas um atleta por categoria, tornando a disputa ainda mais acirrada.

LEIA MAIS »
Rolar para cima
Pular para o conteúdo