
MAC Niterói mergulha em “Entre Corpos”, mostra que faz do corpo território e memória do artista
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe até 24 de agosto a exposição coletiva “Entre Corpos”, que ocupa o mezanino com obras de artistas em residência no Instituto MECA. A mostra reúne diferentes linguagens como escultura, instalação, pintura, vídeo e performance, com curadoria de Nathalia Grilo.

Casa Norival Freitas mantém viva a memória de Niterói e se transforma em polo de formação musical para jovens da rede pública
Um casarão centenário, localizado no bairro do Barreto, na Zona Norte de Niterói, se tornou ponto de encontro entre memória e futuro. A Casa Norival Freitas, patrimônio histórico municipal, hoje abriga o Programa Aprendiz Musical, projeto que oferece aulas de música gratuitas para jovens da rede pública de ensino.

QUILOMBO DO GROTÃO TRAZ SAMBA, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA SERRA DA TIRIRICA
O espaço já foi uma fazenda, lidou com repressão e desapropriação. Hoje, é símbolo de resistência cultural, trazendo música, culinária e história preta. Por

Exposição “Se Tudo Fosse Cinza”: A Arte Como Convite à Mudança e à Ação
Em tempos de emergências climáticas, é urgente repensar nossos hábitos e formas de convivência com o planeta. A arte, neste cenário, emerge como uma poderosa ferramenta transformadora, capaz de estimular reflexões críticas e mobilizar a sociedade para o engajamento de questões ambientais e sociais.

Niterói recebe a exposição “Sólido-fluído-efêmero” composta por 23 artistas
A exposição coletiva “Sólido–fluído–efêmero”, em cartaz no Espaço Cultural Correios, em Niterói, até o dia 21 de junho, integra o conjunto de mostras que dialogam com temas da COP‑30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Com curadoria de Jô Vigorito, organizada pelo Coletivo 21 e com participação de 23 artistas, a mostra convida o público a refletir sobre a impermanência e a transformação contínua no mundo contemporâneo.

“Santa Intimidade”: Exposição explora o divino na cultura popular no Museu Janete Costa
Inspirada nos livros, “Santo de Casa”, de Luiz Antonio Simas e “Santo Forte”, de Leandro Karnal, além de uma pesquisa intensa das manifestações culturais ligadas à religiosidade popular, “Santa Intimidade” não é uma exposição sobre santos, mas sim sobre festas, sobre as manifestações culturais que acontecem nas ruas.

Orgulho e visibilidade: Festival da Diversidade reúne artistas LGBTQIAPN+ em Niterói
Junho não é apenas um mês comum. É o mês do orgulho LGBTQIA+, quando a cultura e a política se cruzam. Em Niterói, o “Orgulhe-se: Festival da Diversidade”, que acontece neste sábado (28), transforma música, performance e talento em ferramentas de resistência que merecem reconhecimento na cultura brasileira.

A CULTURA DO CHORO VIVA NO FESTIVAL INTERNACIONAL
O III Festival Internacional do Choro reuniu artistas de diferentes gerações numa grande celebração da música brasileira.

Exposição Inverso: “Não seriam nossas memórias e afetos heranças ancestrais e nossos corpos partículas do Universo infinito?”
O conceito de “inverso” pode ter diferentes interpretações, dependendo do contexto. Na matemática, a ideia central é encontrar um elemento que, ao ser combinado com outro usando uma operação específica, produz um resultado particular. Já em campos mais amplos, como a filosofia ou a arte,refere-se tanto à inversão de valores, conceitos ou realidades, quanto a um movimento de retorno, oposição ou reverso de uma forma estabelecida.

Niterói celebra a força das empreendedoras de moda no ID:RIO Festival
Aos 9 anos, uma criança, sentada no chão do quarto, começou a desenhar seus sonhos em folhas de papel. Aos 16, deu os primeiros passos como empreendedora de artes e, mais tarde, formou-se em dança. Seus sonhos, antes desenhados somente no papel, foram ganhando espaço e forma, nos âmbitos da moda, da arte, no conhecimento e no impacto. Atualmente, Loren Stainff, 38, mãe solo, atípica, estilista e artesã racializada, apresentou a sua coleção “CORPO-PODER” na última edição do ID:Rio Festival, realizado no final do mês de abril na Praia de Icaraí, em Niterói.

“Rir, um ato de resistência”: Exposição homenageia vida de Paulo Gustavo no MAC
Intitulada com uma frase clássica do ator, a exposição faz uma imersão em sua vida e de seus inúmeros personagens. Figurinos característicos que promovem a identificação do público, como a clássica Dona Hermínia, são disponibilizados para interação dos visitantes, com espaço para caracterização e fotos.

Niterói recebe a exposição “Ruínas e Lembranças: Histórias da Cidade de Niterói” da artista Giuliana Pacini
A exposição “Ruínas e Lembranças: Histórias da Cidade de Niterói” fica em cartaz de 8 de maio a 8 de junho de 2025 no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno em Niterói, a visitação é gratuita e é aberta para todas as faixas etárias.